Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Iniciativa garante proteção e renda extra
Foto por: Prefeitura de Rio Preto/Divulgação
Iniciativa garante proteção e renda extra

Cooperativa confecciona máscaras para "trabalhadores essenciais"

Por: Junior Caires
21/04/2020 às 09:52
Sintonia VIP

A Cooperativa de Trabalho na Produção de Vestuário de Rio Preto (Coopeve) vai fornecer máscaras de proteção a funcionários da Prefeitura de Rio Preto que atuam em atividades essenciais.


A iniciativa tem o apoio da própria Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

Serão confeccionadas 30 mil máscaras. O destino delas, em princípio, é atender a demanda interna dos funcionários da Secretaria de Saúde. As máscaras de tecido confeccionadas em tecido tricoline têm finalidade diferente das cirúrgicas, exclusivas para o ambiente hospitalar.

As máscaras de tecido são para uso geral da população e funciona como barreira física contra gotículas de saliva. Apesar de o momento ser de desafio para toda a sociedade, pode também ser de oportunidade. Foi com essa disposição que a Coopeve recebeu a demanda. 

O trabalho segue a todo vapor, com produção diária de mil a 1.200 máscaras, nos polos da cooperativa nos bairros Cidadania e Lealdade. O valor total investido pelo serviço é R$ 31,5 mil.

A Coopeve possui 40 costureiras cooperadas e conta com recursos do Termo de Fomento ao Cooperativismo da Secretaria do Trabalho e do Emprego. A cooperativa recebe R$ 5 mil ao mês para manutenção de suas atividades administrativas e estruturais, além de utilizar instalações físicas e o maquinário cedidos pela Prefeitura. 

Em contrapartida, promove cursos de costura gratuitos para formar novas profissionais e, até o fim da vigência do termo (12 meses), precisa ampliar seu quadro com seis novas cooperadas.

EM CASA
O Sistema de Monitoramento Inteligente (Simi/SP) do Governo de São Paulo mostra que o percentual de isolamento social no Estado foi de 59% no domingo (dia 19). A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social.

Para combater o avanço do novo coronvaírus, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda índice de 70% de isolamento social. O sistema é atualizado diariamente para incluir informações de municípios. O Simi/SPSP é viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM para que o Estado possa consultar informações agregadas sobre deslocamento nos 645 municípios paulistas.







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!