Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Portas fechadas e medo dos comerciantes
Foto por: Divulgação
Portas fechadas e medo dos comerciantes

Sincomercio faz cartilha para ensinar comerciante a renegociar salário com funcionários

Por: Maria Elena Covre, Fabrício Carareto e Lucas Israel
02/04/2020 às 20:52
Bastidores

Segundo presidente da entidade patronal, mesmo que lojas abram na próxima semana, ainda vai demorar para atividade voltar ao normal pós-crise da Covid-19


Beabá 1
O Sincomercio, entidade patronal que representa o comércio varejista de Rio Preto, enviou  aos seus 16 mil associados nesta quinta-feira (2) uma cartilha sobre a Medida Provisória (MP) do governo federal que flexibilizou as regras trabalhistas devido à crise econômica causada pelo coronavírus. 

Beabá 2
O documento, assinado pelo presidente da entidade, Ricardo Arroyo, ensina o beabá aos comerciantes que pretendem suspender ou renegociar os contratos trabalhistas com seus funcionários.

Cautela
"A gente sabe que o dia 5 está chegando e os comerciantes não têm reservas. Vamos ter essa despesa, pagar os funcionários, mas o que podemos fazer é diminuir o valor usando a cartilha. Alguns comerciantes estão dando férias coletivas ou individuais e renegociando contratos", afirma Arroyo. 

Dinheiro x tempo
Apesar da ajuda imediata, o grande problema, segundo Arroyo, é que mesmo com a liberação de recursos para que os empresários renegociem e paguem os salários, a ajuda vale por 90 dias, ou seja, são três folhas de pagamento. Tempo considerado exíguo para que o comércio volte à normalidade pós-crise.
  
Medo do medo 
Para completar a equação que vem deixando representantes do setor sem dormir, Arroyo cita o medo da população de contrair a doença, que pode esticar a crise ainda mais. Segundo ele, mesmo que os governos estadual e municipal liberem o retorno da atividade econômica, a retomada do faturamento não será imediata e pode levar mais tempo que o imaginado. 

Tiro no escuro 
"O medo faz com que as pessoas nem saiam de casa. Hoje a gente vai assumir a dívida sem saber o que vem amanhã. É um tiro no escuro"

Conselheiros 
Antes de receber vereadores na tarde desta quinta (2), o prefeito Edinho Araújo (MDB), que se vê pressionado por entidades que representam o empresariado de Rio Preto para colocar fim às restrições aos serviços não-essenciais, fez uma reunião na parte da manhã com um grupo de "iluminados” da medicina local. Entre os presentes estavam Aldenis Borim (secretário da Saúde), Eleuses Paiva (vice-prefeito), Dulcimar Donizeti de Souza (diretor da Famerp), Jorge Fares (diretor da Funfarme) e Maurício Nogueira (virologista da Famerp). 

A dor do bolso 
Apesar do apoio explícito do grupo acima, o virologista Maurício Nogueira começa a ser criticado nos bastidores por alguns de seus pares mais conservadores dentro da medicina de Rio Preto. Médicos mais alinhados com o discurso bolsonarista de que está havendo uma certa "histeria” começam creditar na conta do pesquisador as ações restritivas duras impostas pelo prefeito e sua equipe de saúde. É que os médicos também começam a sentir no bolso o sumiço do paciente comum atrás de exames não emergenciais. Clínicas e centros de diagnóstico apontam queda de 80% no movimento. 

Concordaram 
A reunião entre os vereadores de Rio Preto e o prefeito Edinho Araújo (MDB) terminou com a maioria dos parlamentares concordando com as medidas tomadas pela Prefeitura para conter a disseminação do coronavírus. Se antes o grupo vinha recebendo pressões para convencer o Executivo a flexibilizar as regras do comércio, saiu de lá convencido de que manter o isolamento é a melhor solução, pelo menos até o próximo dia 7, como estava previsto.

Toda a tropa 
Estiveram na reunião o secretário de Saúde, Aldenis Borim, o virologista da Famerp, Maurício Lacerda Nogueira, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Luís de Souza,  e o procurador-geral do município, Adilson Vedroni, o secretário de Administração, Luis Roberto Thiesi. Somente três vereadores não compareceram à reunião: Jean Charles Serbeto (MDB), Francisco Júnior (DEM) e Zé da Academia (Patriota).

A partir do dia 8
O presidente da Câmara, Paulo Pauléra (PP), classificou a reunião como proveitosa. "A reunião foi boa, esclarecedora. Ninguém quer ser responsabilizado por mortes. A Prefeitura está fazendo tudo com muita cautela”, disse. Segundo o presidente da Câmara, se forem feitas alterações, elas só devem acontecer a partir do dia 8 de abril.

MCB ataca 
A ofensiva dos empresários, no entanto, é menos "compreensível" com o Executivo. O Movimento Cidadania Brasil (MCB), que até agora vinha tendo atuação discreta durante a quarentena, se manifestou por meio de nota sobre as medidas de isolamento. 

Defesa
O grupo, que defende o isolamento vertical e a retomada das atividades comerciais, voltou a argumentar a favor da tese. "O que propomos é fazer as duas tarefas ao mesmo tempo: defender a saúde pública e fazer a economia funcionar, ao menos à meia luz", diz trecho do texto.

Pisando em ovos
O texto transparece nas entrelinhas uma tentativa de afastar a imagem ruim deixada pelos que pregam a tese deste tipo de isolamento parcial, restringindo a quarentena aos idosos e integrantes dos grupos de risco. A medida é defendida pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), mas foi rechaçada por prefeitos e governadores em todo o país. E também escanteada pelo Ministério da Saúde. "Não propomos a reabertura do comércio e do direito de ir e vir em troca de vidas humanas", afirma o texto, que argumenta em favor da saúde econômica da população. 

Braile na corrida 1 
Com o crescimento da demanda por equipamentos hospitalares necessários ao tratamento de vitimas do coronavírus, a rio-pretense  Braile Biomédica entra na corrida empreendida por grandes centros mundo afora. Em parceria com a Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) e o Instituto Eldorado,  a empresa está desenvolvendo um produto que ainda não existe no Brasil. 

Braile na corrida 2
O equipamento a ser produzido consiste na Oxigenação por Membrana Extracorpórea (ECMO em inglês), uma forma de respiração extracorporal, e que será utilizada como suporte ao tratamento mecânico, oferecendo ao paciente um "pulmão auxiliar” no caso de a ventilação não surtir efeito no tratamento do paciente.

100% nacional 
Embora já exista no exterior equipamentos com estas funcionalidades, a tecnologia é pioneira no Brasil e promete maior eficiência, aprimorando os procedimentos médicos a custos mais baixos. A produção será 100% nacional. A tecnologia deve ficar pronta em oito semanas e, depois disso, um lote inicial deve ser produzido e enviado aos 21 centros capacitados na operação de respiração extracorpórea. 

No mundo 
Segundo Rafael Braile, diretor da Braile Biomédica, a terapia foi amplamente usada no mundo durante o surto de H1N1, entre 2009 e 2010. "Na época, tivemos o aumento em 100 vezes de sua utilização e os resultados foram positivos. Como a Covid-19 ainda é recente, não temos dados exatos dos resultados de sua aplicação, mas nos baseamos na curva de experiência do Influenza”, afirma.

Cada um na sua
A Embrapii entrará com 50% do projeto. O Instituto Eldorado será responsável pela coordenação do desenvolvimento dos componentes eletrônicos e computacionais, enquanto a Braile produzirá a mecânica e os insumos descartáveis utilizados no equipamento.

Casou 1
Somente nesta quinta-feira (2) a dois dias de fechar a janela partidária, Renato Pupo oficializou sua ida para o PSDB, legenda pela qual é pré-candidato à Prefeitura de Rio Preto. Levou junto o irmão, o procurador do Estado Luciano Pupo de Paula. Sua ficha estava assinada desde 26 de fevereiro, "aguardando o momento certo de ser registrada". 

Casou 2
Quem também oficializou  seu novo destino partidário nesta quinta (2) foi o ex-deputado estadual Orlando Bolçone, que, como anunciado, passa a integrar agora as fileiras do DEM, partido do vice-governador Rodrigo Garcia. 

Parou 1 
Há duas semanas, e não é novidade para ninguém, Fábio Marcondes (PL) deu sinais de que já não se empolgava mais com a antes tão desejada e decantada migração para o DEM. Ele ainda tem até o sábado (4) para se decidir, mas desde que colocou em banho-maria o processo, também paralisou o trabalho que tinha chamado para si de montar a chapa de vereadores do DEM. 

Parou 2 
Daí que muitos do que embarcaram no canto da sereia de uma chapa forte e estruturada – tipo Faíska, Professor Tadeu e Carlão do JC – andam tensos. Alguns tentam achar mais gente para completar o serviço e já acreditam até que não vão conseguir montar um time completo, com 26 nomes, sendo oito mulheres.  

Parou 3 
Coincidência ou não, a "crise existencial partidária” de Marcondes começou justamente quando o deputado federal Geninho Zuliani e Rodrigo Garcia entraram em campo para convencer o ex-deputado Orlando Bolçone a assinar ficha no DEM, nome que passa a ser um ativo do partido nas futuras negociações. Marcondes nunca negou que esperava apoio da legenda para o sonhado voo político além da Câmara.  

Convite
O delegado-chefe da Polícia Federal de Jales, Cristiano Pádua da Silva, foi convidado para assumir a vaga aberta na PF de Rio Preto com a saída do ex-delegado-chefe da unidade, André Luiz Previato Kodjaoglanian. Segundo fontes ouvidas pela coluna, o convite foi feito na semana passada.

De saída
A saída de André Luiz da PF de Rio Preto foi publicada no Diário Oficial da União da última terça-feira (31). Ele será candidato pelo PSD a vice-prefeito de Lins, na chapa do também delegado, mas da Polícia Civil, João Pandolfi (PP).

Comprometido
A reportagem entrou em contato com Cristiano, que disse estar comprometido com a conclusão do inquérito da Universidade Brasil e que, portanto, não iria comentar o assunto de sua transferência para Rio Preto por enquanto.

Fogo no parquinho 
Cristiano Pádua da Silva ganhou mais notoriedade recentemente, ao presidir as operações Vagatomia, que investiga irregularidades no curso de medicina da Universidade Brasil, e Farra no Tesouro, que identificou fraudes e superfaturamento em contratos da Prefeitura de Jales. É do tipo que coloca fogo no parquinho. 







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!