Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Crise do coronavírus pode elevar concentração bancária, diz Fitch

Por: FOLHAPRESS - ISABELA BOLZANI
01/04/2020 às 22:00
Brasil e Mundo

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A crise do coronavírus pode aumentar a concentração do sistema financeiro nos cinco maiores bancos do país (Banco do Brasil, Brades...


SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A crise do coronavírus pode aumentar a concentração do sistema financeiro nos cinco maiores bancos do país (Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú e Santander), afirmou a Fitch nesta quarta-feira (4), em transmissão ao vivo.
Segundo a Fitch, a perspectiva é que, como os grandes bancos serão responsáveis pela maior parte de distribuição dos recursos vindos do governo como forma de incentivar a economia, haja uma migração dos consumidores para essas instituições.
De acordo com Jean Lopes, diretor de instituições financeiras na agência de classificação de risco, ainda que o cenário base não seja o de resultados pressionados pela crise ao longo dos próximos meses -principalmente com as recentes medidas do Banco Central de redução de compulsórios e aumento de liquidez-, são esperados impactos na inadimplência e na distribuição da carteira de crédito.
A expectativa, segundo Lopes, é de uma redução no número e no tamanho das agências físicas e uma ampliação no uso dos canais digitais.
"Ainda é cedo para dizer o futuro depois da crise, mas analisamos um aumento acentuado da inadimplência, uma redução de rentabilidade e, depois, um momento de concentração bancária", afirma o executivo.
A possibilidade de inadimplência maior, ante a dificuldade de geração de caixa por parte das empresas e de renda por parte das famílias, já afetou a perspectiva em relação ao setor bancário. Na segunda-feira (30), a Fitch já tinha revisado suas perspectivas para o segmento de "estável" para "negativo".
"Entendemos que o ambiente ficará mais difícil para o setor bancário. Há expectativa de maior renegociação e de uma redução relativa na procura por produtos bancário", diz Claudio Gallina, diretor sênior de instituições financeiras da agência de classificação de risco.
Bancos pequenos e médios Segundo a Fitch, os bancos pequenos e médios podem acabar tendo um fôlego maior nesse primeiro momento poque estão mais capitalizados e têm uma boa carteira de crédito.
"A questão é a velocidade e a profundidade da piora da economia. Fazendo a ressalva de que tudo pode mudar rapidamente, a linha de capitalização desses bancos está adequada", afirma Lopes.

Publicado em Wed, 01 Apr 2020 21:54:00 -0300







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!