Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Imagem da Andaló na manhã desta sexta (27), durante a carreata
Foto por: Voos Rio Preto
Imagem da Andaló na manhã desta sexta (27), durante a carreata

Buzinaço em Rio Preto pede reabertura do comércio; Prefeitura diz que segue OMS

Por: Da Redação
27/03/2020 às 10:55
Cidades

Ato foi convocado por empresários por meio de Whatsapp


Uma carreata com buzinaço ocorre na manhã desta sexta-feira (27) na avenida Alberto Andaló, em Rio Preto.  O ato, convocado por empresários, pede que a Prefeitura afrouxe as regras de quarentena e permita a reabertura do comércio a partir desta segunda-feira (30).


Um dos motivos para o protesto é o que o grupo qualifica como "lentidão" para permitir a retomada da atividade econômica. Nesta quinta-feira (26), representantes da Acirp se reuniram com o prefeito Edinho Araújo para tentar rever a posição do governo de manter a quarentena até 15 de abril, mas um novo encontro ficou marcado para o dia 30 de março. "Dia 30 ele vai ver e só vai resolver dia 2 ou 3. Dia 2 ou 3, se ele fala que vai ficar fechado, vamos ficar 10 dias parados”, afirma o empresário Denilson Marzocchi.

O grupo que organizou a manifestação é composto, segundo Marzocchi, por mais de 300 empresários que se queixam em relação às medidas que teriam um efeito cascata que prejudica toda a economia. "Não adianta a indústria estar fabricando se o comércio não está vendendo. Não adianta a loja de carros ficar aberta se não tem carro pra fabricar. Não adianta a montadora fabricar se a produção de borracha está parada porque o setor de látex não funciona”, afirma.

Denilson, que também é um dos organizadores da carreata, acredita que o prefeito entendeu o recado que o buzinaço pretendia passar. "Não foi possível todos realizarem o percurso, mas o objetivo de chamar atenção da população e o prefeito para que retome as atividades foi atingido", falou.

Os carros já estão sendo dispersados, conforme combinado, e todo o percurso foi feito com apoio da Polícia Militar. "Teve um número muito grande de gente participando", disse sobre a quantidade de veículos que participou do movimento. "Começamos com 50 carros, de repente mudou para 100, e ai chegou a informação que tinha mais de 1,5 mil, mas é muito difícil contabilizar".

Avaliação
Em nota, a Prefeitura disse que segue as orientações da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde. E que já havia anunciado que fará uma avaliação sobre a reabertura do comércio na segunda-feira (30). Confira abaixo:

"As medidas de contingenciamento para enfrentar o avanço do Coronavírus em São José do Rio Preto foram tomadas de acordo com recomendação da Organização Mundial da Saúde, Ministério da Saúde e da Secretaria Municipal de saúde. A manifestação é livre em um regime democrático desde que seja realizada de maneira pacífica. A Prefeitura  de Rio Preto já havia anunciado ontem, que na segunda-feira, dia 30, fará uma avaliação com lideranças empresariais para saber se há possibilidade de tomar alguma medida que penalize menos o comércio".

Manifestante em frente à Prefeitura
Foto por: Divulgação
Manifestante em frente à Prefeitura








Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!