Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



João Vitor, Ricardo e Fernanda em trabalho home office
Foto por: Divulgação
João Vitor, Ricardo e Fernanda em trabalho home office

Psicólogas dão conselhos para casais "sobreviverem" ao confinamento em tempos de coronavírus

Por: Ana Júlia Prado
27/03/2020 às 08:49
Cidades

O impacto da quarentena forçada para impedir a propagação do novo coronavírus tem reflexos na economia e na sociedade, incluindo os relacionamentos entre casais. Saiba o que psicólogas aconselham para fazer com que o isolamento forçado não termine em separação.


As medidas necessárias para evitar o avanço da Covid-19, confinando as pessoas em suas casas, têm grande impacto sobre o casal e a família. Isso pode levar ao fim do relacionamento ou ao início de um vínculo mais profundo. Isso vai depender, é claro, de como cada um lida com a situação.

O assunto que muitas vezes é tratado como brincadeira em correntes pelo Whatsapp é, na verdade, bastante sério. Nesta semana, o jornal chinês em língua inglesa The Global Times publicou que Xi’am, cidade de 12 milhões de habitantes, registrou um recorde no número de pedidos de divórcio nas últimas semanas. Especialistas dizem que é cedo para entender o que está acontecendo — e se o fenômeno se observará nacionalmente e mesmo em outros países que adotaram medidas de confinamento. Mas serve como sinal de alerta.

A reportagem do DLNews conversou com duas psicólogas que deram dicas de como ter uma boa convivência em casa nesses dias de isolamento. 

A professora, psicóloga e sexóloga Monica Soares afirmou que, com o aumento da convivência forçada pela quarentena, as brigas e os conflitos surgem com mais frequência pelo próprio aumento do convívio, pela questão da ansiedade e da angústia. 

Ela disse que as pessoas estão mais tensas, além de existir as questões econômicas que também influenciam na relação do casal e da família como um todo. Para Monica, a questão da temporalidade é o que mais vai ajudar nessa crise de coronavírus.

"Em um primeiro momento, devemos pensar que isso tem um começo e tem um fim. Pensar que isso não é permanente, não é eterno, é o que mais vai ajudar o casal, a família, a população em geral a enfrentar esse momento”, disse.

Monica aconselha a manter o olhar positivo de que, nesse momento, os casais poderão ter um contato mais próximo, mais amoroso. "A gente reclama tanto que não tem tempo, que não podemos estar com quem a gente ama. Agora podemos aproveitar isso, dessa maneira, e ter isso em foco”, falou.

A dica é sobre respeito aos espaços. Ela aconselha a respeitar o momento em que o outro está trabalhando, respeitar o tempo do outro. Se possível não ficar o tempo todo nos mesmos ambientes. 

"Enquanto um está no ambiente externo, o outro ficar em ambiente interno. Na hora que um está assistindo televisão, o outro pode estar lendo um livro. Não é preciso ficar o tempo todo juntos e fazer todas as coisas juntos, porque isso, realmente, iria criar uma saturação no relacionamento”, aconselhou.

Atividades saudáveis para conter a ansiedade

Para a psicóloga psicanalista Deizielle Caceres, os pontos principais para uma convivência saudável nesse tempo de pandemia são transformar o lar em um verdadeiro ambiente de trabalho e respeitar, realmente, o espaço do outro. Entender que, dentro de casa, serão compartilhados espaços diferentes, cada um com sua rotina externa, só que em um ambiente interno.

"O casal deve procurar fazer um acordo, colaborar com o silêncio na hora do trabalho. Para quem tem filhos, procurar fazer atividades com as crianças, para que elas tenham uma rotina de estudos, no seu devido horário. Manter a rotina externa de forma interna com organização é extremamente importante”, ressaltou.

Ela enfatiza que, em casos extremos, procurar ajuda psicológica é o recomendado. "Existem terapeutas com ferramentas online para oferecer ajuda psicológica nessa fase, quando o medo toma conta e desencadeia o estresse, gerando as brigas”, disse.

Outra dica da psicanalista é para quem não tem como elaborar o trabalho em casa, mas está de quarentena. "Procurar fazer outras atividades para não ficar ocioso, como artesanato, brincadeira com os filhos de forma saudável e exercícios físicos dentro de casa mesmo. Existem aulas online para isso também, ajuda a conter a ansiedade”, aconselhou.

Separar o home do office

"Existe uma linha imaginária quando se opta pelo sistema home office, respeitar o momento home e o office com disciplina é a maior dica”, conta Fernanda Peixe, jornalista, sócia-proprietária da BoniPeixe Comunicação junto com o marido, o fotógrafo Ricardo Boni.

Fernanda é uma apaixonada pelo trabalho em home office há 12 anos. Ela escolheu essa categoria de trabalho para ficar mais próxima do crescimento do filho mais velho de 14 anos, e hoje também é mãe de outro de 7 anos. 

Ela conta que um ponto importante é a separação de dois cômodos entre a casa e o escritório. "Essa separação física de cômodos, com portas e entradas independentes, é superimportante para não misturar a rotina do escritório com casa”, disse.

Fernanda afirma que, como são casados há 14 anos, trabalham juntos e têm uma vida social junto com famílias e amigos. O respeito é fundamental. "Quando há um desentendimento na vida pessoal, tentamos resolver em casa para não interferir no trabalho. Como toda relação não é fácil, mas quando existe amor e respeito tudo dá certo”, ressaltou.

A jornalista contou à reportagem que, por eles manterem uma postura profissional tão séria, existem pessoas que trabalham com eles há anos, como fornecedores, e não sabem que são casados. "Esses dias, em uma festa de fim de ano de um cliente, uma pessoa que trabalhamos juntos há 10 anos descobriu que somos casados e ficou impressionada”, afirmou.

"Sabemos dividir e separar com muito equilíbrio e profissionalismo o home do office, por isso esse estilo de trabalho dá muito certo para nós. Mesmo trabalhando no mesmo endereço de nossa casa, somos uma empresa que cumpre com todos os processos e exigências fiscais como qualquer outra empresa de comunicação".

Criatividade é a palavra-chave

A fisioterapeuta Daniela Silveira Santana e seu marido, o vendedor Mauricio Antônio, foram imensamente criativos na hora de driblar o estresse e fugir da rotina em tempo de isolamento domiciliar. 

Daniela, que é casada com Mauricio há sete anos, contou que, para manter um ambiente familiar e saudável, teve uma boa conversa com ele, com muita paciência, para entrar em um consenso.

"Fizemos uma lista das atividades diárias, e compartilhamos as atividades. Fizemos um café da manhã especial, fomos tomar café na sacada, coisa que não fazíamos há muito tempo”, acrescentou Daniela.

Eles desenvolveram atividades e brincadeiras com os gatos e organizaram os móveis, o que colaborou com a prática de atividades físicas.

"Cozinhamos juntos, almoçamos, decoramos a mesa. Fizemos algo diferente para sair da rotina. Coisa que não conseguíamos fazer devido à correria do dia a dia. De noite preparamos um petisco e fomos para sacada de novo”, contou.

Para manter a boa saúde mental, Daniela sugeriu uma brincadeira de dança com o marido para aliviar o estresse. "Fizemos de conta que estávamos em um baile ou aniversario. Colocamos nossos amigos online e sugerimos que cada um contasse como estava se divertindo à noite”, contou.

Daniela Silveira é casada com Mauricio Antônio há sete anos e driblaram o estresse da quarentena inovando os hábitos
Foto por: Divulgação
Daniela Silveira é casada com Mauricio Antônio há sete anos e driblaram o estresse da quarentena inovando os hábitos






Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!