Foto por: Divulgação
Praça Shopping, no centro, com as portas fechadas

Shoppings reduzem aluguéis de lojistas durante quarentena

Por: Lucas Israel
25/03/2020 às 16:07
Economia

Praça Shopping, Cidade Norte e Iguatemi já efetuaram mudanças; Plaza Avenida deve divulgar alterações nos próximos dias

Os shoppings de Rio Preto alteraram a cobrança de aluguel dos lojistas durante a crise provocada pela pandemia de coronavírus. Após o posicionamento das associações nacionais de lojistas e de shoppings centers, que chegaram a um acordo para suspender o pagamento da locação do espaço, os centros comerciais passaram a rever as medidas para o enfrentamento da crise nesta semana.

Segundo a decisão tomada entre a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) e a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) nesta terça-feira (24), a medida favorecerá especialmente os pequenos empresários. No entanto, como cada contrato é individual, cada estabelecimento deverá negociar individualmente com os lojistas.

Devido à pandemia de coronavírus, os shoppings tiveram o funcionamento alterado. Apenas as praças de alimentação e as lojas que constam como serviços essenciais – como bancos e farmácias – poderão funcionar e ainda assim obedecendo a uma série de critérios estabelecidos pela prefeitura, como mesas com, no máximo, 4 pessoas e distância de 2 m entre elas e filas com um intervalo de 1,5m entre uma pessoa e outra.

O primeiro a tomar a medida em relação aos comerciantes foi o Praça Shopping. Segundo Marcos Fernandes, houve redução do custo condominial para os meses de abril e maio, além de outras medidas administrativas. "Cortamos em 35% o salário da diretoria e, com o fechamento do empreendimento, outros custos operacionais nos possibilitaram em manejar o custo para que possamos minimizar o impacto deste período”, diz.

Já o Cidade Norte foi mais enérgico. Em nota, afirmou que o aluguel "não será cobrado de seus lojistas enquanto as atividades não forem retomadas”. O Plaza Avenida Shopping também irá reduzir os custos para os lojistas, mas informou que a diretoria ainda está definindo quais medidas serão tomadas.

O Shopping Iguatemi informou, também por meio de nota, que "adotou medidas em apoio aos lojistas com o intuito de minimizar os impactos causados pelo avanço do COVID-19, especialmente no período em que o empreendimento está operando apenas com as operações essenciais”, e que está alinhado com a conduta da Abrasce. As medidas não foram divulgadas.

O Riopreto Shopping preferiu não comentar.






Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!