Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Barco-hospital suspende atividades por causa de coronavírus
Foto por: Divulgação
Barco-hospital suspende atividades por causa de coronavírus

Barco-hospital Papa Francisco suspende expedições devido ao coronavírus

Por: Karol Granchi
19/03/2020 às 11:39
Cidades

Em atual momento que passa o Brasil, frei Francisco dá palavra de fé e motivação


O barco-hospital Papa Francisco da Providência de Deus, idealizado pelo frei Francisco Belotti, da Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, de Jaci, suspendeu temporariamente as expedições no Belém/PA, por conta dos avanços do coronavírus (Covid-19).

Segundo o comunicado do frei Francisco, idealizador do projeto, a equipe continua realizando atendimentos esporádicos ambulatoriais e odontológico em regiões onde há maior número de necessitados. Em seu atendimento normal, unidade atente em torno de 200 pessoas por dia. 

"Desde o planejamento do projeto, definimos que em situações de calamidade, suspenderíamos as expedições e iríamos até os necessitados. Quando os casos de coronavírus estouraram, a equipe médica que faria a última expedição programada, teve as passagens aéreas canceladas”, disse o frei.

O barco-hospital segue parado à disposição da Secretaria de Saúde do Estado do Pará. "Na ausência dos voluntários, estamos trabalhando com os profissionais da secretaria de saúde do Estado. Nós disponibilizamos o recurso e recebemos os profissionais. Dessa forma, os atendimentos à população continuam, mesmo sem a expedição”, afirmou.

Sobre a situação geral do Brasil e do mundo, frei Francisco dá palavra de fé e otimismo. "Não há mal que dure a vida inteira”.

Festa do Milho

A tradicional Festa do Milho, de Jaci, foi adiada por tempo indeterminado. "Assim que a situação normalizar, vamos reagendar a festa, que arrecada recursos para mantermos os nosso projetos, inclusive o barco-hospital”.

O barco-hospital

Idealizado pelo frei Francisco Belotti, de Jaci, a unidade mede 32 metros de extensão com duas ambulanchas de apoio e conta com 15 tripulantes fixos e 15 voluntários, que saem em expedições de até 10 dias (duas vezes por mês) – depois retornam para a base, que fica em Óbidos (PA).

O hospital flutuante comporta consultórios médicos, odontológicos, centro cirúrgico, sala oftalmológica completa, laboratório de análises, sala de medicação, sala de vacinação e leitos de enfermaria, além de equipamentos para exames, como raio-X, ultrasom, eco, mamógrafo, esteira ergométrica e eletro.

Além da atenção básica de saúde à população, as equipes atuarão na prevenção e diagnóstico precoce do câncer, com a realização de exames e triagem. Também tem parceria com as universidades que enviarão suas equipes de médicas e residentes. Segundo os engenheiros responsáveis pela construção, não existe no Brasil uma embarcação com toda essa estrutura hospitalar.

O projeto total está orçado em R$ 24,5 milhões.

 







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!