Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Juiz Evando Pelarin
Foto por: Alex Pelicer/Gazeta de Rio Preto
Juiz Evando Pelarin

Juiz vai convocar a PF para combater fake news nas eleições

Por: Karol Granchi
02/03/2020 às 15:25
Política

Quem espalhar fake news pode responder pelos crimes de calúnia, injúria e difamação


O juiz da Vara da Infância e Juventude de Rio Preto, Evandro Pelarin, que neste ano vai atuar como juiz eleitoral da 312ª Zona Eleitoral, disse que a Polícia Federal (PF) será uma das forças a combater as fake news nas eleições deste ano.

A pedido do presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) o desembargador Waldir Sebastião de Nuevo Campos Junior, Pelarin vai promover um ciclo de palestras sobre fake news em cidades da região. O objetivo é esclarecer o eleitor sobre a importância do voto consciente e livre. "Principalmente das influências obscuras que se propagam pelas redes sociais”, afirmou. A 312ª Zona Eleitoral abrange as cidades de Cedral, Guapiaçu, Ipiguá e Uchoa. 

O magistrado explica que há uma preocupação, tanto do presidente do TRE-SP como dos juízes eleitorais, em relação aos eleitores dos municípios menores da região.

"Há um receio muito grande sobre os municípios menores onde as pessoas, carentes de informação, repassam notícias falsas por meio do WhatsApp, propagando informações perigosas que podem comprometer as eleições municipais”, disse.

Um material didático com vídeos e informativos foi preparado para esclarecer os munícipes sobre as consequências da propagação de fake news. O ato é considerado crime. "Nós deixamos claro que, se identificarmos a prática de criação ou divulgação de notícias falsas sobre as eleições municipais, vamos acionar a Polícia Federal para rastrear e descobrir quem está espalhando as notícias. O responsável pode responder pelos crimes de calúnia, injúria, difamação, entre outros”, explicou.

O juiz também destaca o trabalho da imprensa séria no combate a fake news. "Nós contamos com o trabalho de vocês, jornalistas comprometidos e sério com a verdadeira notícia e apuração real dos fatos. A ideia é conscientizar os eleitores sobre onde eles devem procurar as notícias verdadeiras, que é nos veículos de confiança e não em mensagens compartilhadas ou memes”, concluiu.

Programação

Nesta semana, os ciclos de palestras sobre fake news serão realizados nesta terça-feira (3) e quarta (4) – os encontros serão em Cedral e Guapiaçu, às 19h, nas Câmaras Municipais.

Na próxima semana, também as terças e quartas-feiras, no mesmo horário e local, os encontros serão em Ipiguá e Uchoa.







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!