Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Foto por: Reprodução
Obará Bloco Afro traz o tema "Negritude" para o carnaval 2020

Três blocos prometem animação de graça nas ruas de Rio Preto neste sábado

Por: Bruna Yamasaki
21/02/2020 às 13:19
Cultura e Diversão

Neste sábado (22) de Carnaval a folia é em dose tripla. Em três pontos da cidade os blocos Obará, do Saci e As Chicas serão os responsáveis pela festa dos foliões.


As festividades terão início às 11h e se estendem até a noite. Os cortejos serão todos em horários diferentes, dessa maneira o público poderá curtir o dia todo. Ao todo, para os três eventos, são esperadas 4,5 mil pessoas.

Obará Bloco Afro
O Obará Bloco Afro iniciou as atividades em 2015 apoiando-se na força e resistência da ancestralidade africana para se manter ativo, servindo de instrumento e voz do povo negro.

O Bloco Afro, a cada ano traz como tema, pautas importantes, que propõem uma reflexão para além do período da festa popular, sendo assim um instrumento de luta do povo negro, pois traz em seu próprio conteúdo, ações para superar o racismo e a desigualdade, sem deixar de ser festa, alegria, dança, música e ação social.

Neste ano, com o tema "Negritude”, o bloco exalta toda a beleza e alegria do nosso povo, elevando a auto-estima da comunidade e reforçando o orgulho de ser negro.

Serviço 
Dia: 22/2 -Sábado
Hora:11h às 13h
Local: Jardim Supenso - Terminal Urbano
Público esperado: 500 pessoas

O bloco também animará a folia do sábado seguinte, dia 29.

Dia: 29/2 – Sábado
Hora: 15h às 20h
Saída: Complexo Swift
Público esperado: 1 mil pessoas

Bloco do Saci
Fundado há 16 anos, o Bloco do Saci é o mais longevo e participativo bloco de carnaval de rua da cidade. Sempre participou dos desfiles organizado pela prefeitura de Rio Preto, fazendo seu cortejo nos sábados de carnaval e tendo sempre o Mercado Municipal como ponto de partida.

Foi criado no contexto das atividades culturais da Sacis (Saciação de Amigos e Criadores Interioranos de Sacis) e tem sido fiel, desde sua fundação, no propósito de preservar a cultura carnavalesca de blocos e marchinhas.

A cada ano, o Bloco do Saci abriga um tema, seja cultural, seja político, mas sempre de interesse coletivo e da participação democrática.

A concentração do bloco está marcada para às 12h e saída do cortejo está agendada para as 13h30, saindo pela Rua Antônio de Godoy, seguindo até a Rua Marechal Deodoro da Fonseca, descendo sentindo Avenida Alberto seguindo até a Praça da Figueira - local escolhido para a dispersão dos foliões.



Serviço
Dia: 22/2 -Sábado
Hora: 13h às 18h
Saída: Mercado Municipal/Chegada: Praça da Figueira (Santa Cruz)
Público esperado: 3 mil pessoas

As Chicas
O grupo de samba As Chicas surgiu em 2019, em Rio Preto, como o primeiro grupo de samba somente de mulheres na cidade. O grupo tem este nome para homenagear a compositora, instrumentista e maestrina Chiquinha Gonzaga, uma mulher à frente do seu tempo.

A proposta é discutir o papel da mulher na sociedade, além de mostrar a força feminina no samba, que passou de musa inspiradora das canções para produtora de samba, área dominada historicamente por homens.

O grupo terá sua primeira participação no carnaval de Rio Preto com o Bloco As Chicas. Ele entra na rua alertando a população com uma mensagem de inclusão e de combate à violência contra a mulher.

O cortejo do bloco, neste sábado, terá saída do Centro Regional de Evento às 18 horas. A concentração será às 16 horas e no local haverá a venda de abadás no valor de R$ 30. O evento será encerrado no Bar do Português, com o lançamento oficial do bloco.



Serviço 
Dia: 22/2 –Sábado
Hora: 18h
Saída: Centro Regional de Eventos/Chegada: Bar do Português
Público esperado: 1 mil pessoas

Todas as atividades são gratuitas







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!