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Muitas pessoas procuram fugir da folia no carnaval
Foto por: Freepik
Muitas pessoas procuram fugir da folia no carnaval

Procon dá dicas para uma viagem tranquila para quem busca fugir da folia

Por: Da Redação
17/02/2020 às 12:06
Cidades

Pensando nas muitas viagens da época de carnaval, o Proncon de Rio Preto preparou algumas dicas para garantir um passeio sem nenhum mal-estar ou confusão com reservas, compra de passagem ou bagagem. Confira:


Compras e reservas online
Pela internet, o cuidado deve ser dobrado. O indicado é que consumidor ligue para um agente de viagem da viação escolhida e, antes de finalizar a compra online, para conferir os valores, datas e horários exibidos no site.

Após efetuar a compra, é importante imprimir o comprovante e guarda-lo até o dia da viagem. Verificar também, no caso das reservas, que tenha sido enviada a confirmação pela empresa no e-mail do cliente.

Agência de Viagens
Ao escolher uma agência de viagens, analise detalhadamente o contrato oferecido e exija que tudo o que for acordado verbalmente conste no documento. Assim que finalizar o contrato, a empresa deve fornecer uma cópia ao consumidor, bem como passagens originais com datas e horários de saída e de chegada, além do comprovante de reserva do local onde ficará hospedado.

"Recomendamos que o turista entre em contato com o local escolhido para a hospedagem e confirme se existe uma reserva feita em seu nome e o período de permanência, do mesmo modo os dados pessoais como RG e CPF”, afirma o diretor do Procon, prof. Arnaldo Vieira.

Cancelamentos
Se o cancelamento de passagens partir da empresa, o passageiro deve solicitar uma declaração de cancelamento para a Companhia e solicitar o reembolso. Se partir do passageiro, o prazo para comunicar o cancelamento sem custo é de 24h após o comprovante de pagamento tanto de uma compra online, quanto em loja física.

Já para cancelamento de viagem de ônibus, se a empresa for a responsável, o passageiro tem direito à assistência, ou seja, alimentação, lugar adequado para aguardar próximo embarque, bem como hospedagem caso só consiga retornar ao seu destino no dia seguinte. Se o cancelamento partir do consumidor, as empresas envolvidas na reserva devem ser comunicadas com até 3 horas de antecedência. O passageiro pode requerer seu dinheiro de volta ou fazer uso do bilhete no prazo máximo de 1 ano, a contar da emissão da passagem, desde que seja para o mesmo destino.

Bagagem
Segundo Vieira, para não correr riscos com a bagagem, o consumidor deve informar em local visível na mala seu nome completo, endereço e telefone. "Fazendo isso, fica muito mais fácil localizá-lo em caso de extravio durante a viagem”, comenta.

O indicado é que objetos pessoais e de valor sejam levados na bagagem de mão. Em caso de extravio, o cliente deve registrar imediatamente a ocorrência no balcão da Companhia Aérea ou nas divisões da ANAC instaladas nos aeroportos.  







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