Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Confira as previsões - e pitacos - para o Oscar 2020

Por: Miguel Flauzino e Daniel Dedo
09/02/2020 às 10:03
Cultura e Diversão

A maior e mais conhecida premiação mundial do cinema será realizada neste domingo (9) e a disputa parece estar acirrada, já que o ano de 2019 foi, de certa forma, glorioso para o cinema — e não só para a prolífica produção dos Estados Unidos, mas também na Europa, na Ásia e até mesmo no Brasil.


Antes das previsões, é preciso entender que a premiação do Oscar não funciona da forma como muitos pensam. Há muita campanha envolvida nos bastidores e, por isso, nem sempre os reconhecidamente melhores de cada categoria são os vencedores — veja, por exemplo, o conhecido caso do Oscar de Melhor Filme em 1999, Shakespeare In Love.

Há ainda outro termômetro relevante para o Oscar: o resultado de outras premiações. Quanto mais prêmios uma produção acumula, mais chama a atenção dos membros da Academia e mais chances tem de levar a cobiçada estatueta dourada.

Sobre as previsões, um adendo: a não ser que sua vida seja realmente dedicada a isso, é difícil encontrar as oportunidades necessárias para assistir a todos títulos indicados. Por isso, vamos nos concentrar nos filmes aos quais tivemos acesso e, também, levar em consideração a palavra de alguns críticos especializados. Para os demais títulos, seguiremos o honesto exemplo de Glória Pires: não somos capazes de opinar.

Sem mais, vamos às previsões.

MELHOR FILME
Indicados: ‘Ford vs Ferrari’, ‘O Irlandês’, ‘Jojo Rabbit’, ‘Coringa’, ‘Adoráveis Mulheres’, ‘História de um Casamento’, ‘1917’, ‘Era Uma Vez Em... Hollywood’ e ‘Parasita’.

Daniel
Quem deveria ganhar: ‘O Irlandês’ - É uma produção difícil, de ritmo propositadamente cadenciado, milimétrica, com grande elenco, bons efeitos e uma montagem sublime, coroada pela direção de Martin Scorsese. 
Quem vai ganhar: ‘1917’ - Um filme trabalhoso e bem arquitetado, com uma temática que tem a simpatia da Academia (‘Era Uma Vez... em Hollywood’ corre por fora).
Quem não vai ganhar: O que ’Ford Vs Ferrari’ está fazendo aqui?

Miguel
Quem deveria ganhar: ‘O Irlandês’ - Certamente é uma produção com a cara de Martin Scorsese, ou seja, é uma obra-prima. Merecia sem dúvidas. 
Quem vai ganhar: ‘1917’ - É o mais provável, já que a Academia não vai premiar tão cedo a Netflix (‘O Irlandês’); não vai querer premiar um filme de "herói” (‘Coringa’) e como ‘Parasita’ já está com grandes chances de ganhar na categoria de Melhor Filme Estrangeiro, provavelmente aqui ficará para um glorioso filme de guerra.
Quem não vai ganhar: O que ‘Ford Vs Ferrari’ está fazendo aqui? 2

MELHOR ATOR
Indicados: Antonio Banderas – ‘Dor e Glória’, Leonardo DiCaprio – ‘Era Uma Vez Em... Hollywood’, Adam Driver – ‘História de um Casamento’, Joaquin Phoenix – ‘Coringa’ e Jonathan Price – ‘Dois Papas’.

Daniel
Quem deveria ganhar: Joaquin Phoenix - Tá certo que ainda não consegui ver "A História de Um Casamento” para poder opinar sobre Adam Driver, mas...
Quem vai ganhar: Joaquin Phoenix - ...a enormidade da performance de Joaquin Phoenix é mais do digna.


Miguel
Quem deveria ganhar: Adam Driver - É, sem dúvidas, um dos melhores trabalhos do ator. Protagoniza ‘História de um Casamento’ de uma forma excepcional.
Quem vai ganhar: Joaquin Phoenix - Como provavelmente a Academia não vai premiar ‘Coringa’ com Melhor Filme, então eles irão prestigiar o filme através desta categoria. Além disso, o ator ganhou vários prêmios em outras cerimônias. Mas isso não quer dizer que Phoenix não mereça.

MELHOR ATRIZ
Indicados: Cynthia Erivo – ‘Harriet’, Scarlett Johansson – ‘História de um Casamento’, Saoirse Ronan – ‘Adoráveis Mulheres’, Charlize Theron – ‘O Escândalo’ e Renée Zellweger – ‘Judy: Muito Além do Arco-Íris’.

Daniel
Quem deveria ganhar: Não sou capaz de opinar (obrigado Glória Pires).
Quem vai ganhar: Renée Zellweger - "Judy” foi achincalhado pela crítica, mas ainda assim a performance da atriz foi elogiada e vencedora de prêmios.

Miguel
Quem deveria ganhar: Saoirse Ronan - É a quarta indicação de Ronan e ela tem apenas 25 anos de idade. Fez um ótimo trabalho em ‘Adoráveis Mulheres’. Merecia.
Quem vai ganhar: Renée Zellweger - Além de um trabalho incrível em ‘Judy’, a atriz ganhou inúmeros prêmios. Suas chances são as maiores e mais claras.

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Indicados: Kathy Bathes – ‘O Caso Richard Jewell’, Laura Dern – ‘História de um Casamento’, Scarlett Johansson – ‘Jojo Rabbit’, Florence Pugh – ‘Adoráveis Mulheres’ e Margot Robbie – ‘O Escândalo’.

Daniel
Quem vai ganhar: Laura Dern. Difícil tirar a estatueta dela. 

Miguel
Quem deveria ganhar: Scarlett Johansson - Simples, dócil e totalmente competente. Johansson roubava a cena quando surgia em ‘Jojo Rabbit’.
Quem vai ganhar: Laura Dern - A atriz trouxe vida para um personagem simples em ‘História de um Casamento’, além disso, é a favorita por ter ganhado tantos prêmios.

MELHOR ATOR COADJUVANTE
Indicados: Tom Hanks – ‘Um Lindo Dia na Vizinhança’, Anthony Hopkins – ‘Dois Papas’, Al Pacino – ‘O Irlandês’, Joe Pesci – ‘O Irlandês’ e Brad Pitt – ‘Era Uma Vez Em... Hollywood’.

Daniel
Quem deveria ganhar: Joe Pesci - O homem saiu da aposentadoria para entregar uma atuação magnífica. Há momentos em que ele consegue ser ameaçador apenas com um sorriso e uma expressão amigável.
Quem vai ganhar: Vou apostar em Brad Pitt. Ele é um ótimo ator, entrega uma performance divertida e genuína e Hollywood lhe deve isso. 

Miguel
Quem deveria ganhar: Al Pacino - O veterano fez um trabalho incrível em ‘O Irlandês’. Parecia estar a vontade em todas as cenas.
Quem vai ganhar: Brad Pitt - Além de ser renomado nos cinemas do mundo todo, Pitt ganhou vários prêmios dos quais disputou a categoria de Melhor Ator Coadjuvante. É o favorito, sem dúvidas.

MELHOR ANIMAÇÃO
Indicados: ‘Como Treinar Seu Dragão 3’, ‘Perdi Meu Corpo’, ‘Klaus’, ‘Link Perdido’, ‘ToyStory 4’.

Daniel
Quem deveria ganhar: ‘Perdi Meu Corpo’ - Uma história tocante e bastante realista, em paralelo com uma trajetória surreal que nos prende desde os primeiros minutos.
Quem vai ganhar: ‘Toy Story 4’ - O filme entrega uma história agitada, empolgante e, como de praxe na franquia, tocante. Diversão para todos.

Miguel
Quem deveria ganhar: ‘Perdi Meu Corpo’ - Uma produção francesa que não deve agradar todos os públicos, mas que possui uma narrativa incomum e extremamente tocante. Além de traços diferentes do que estamos acostumados a ver.
Quem vai ganhar: ‘Klaus’ - Depois de ganhar o BAFTA de Melhor Animação o longa expandiu suas chances de voltar com a estatueta de ouro. E assim como ‘Perdi Meu Corpo’, o estilo da animação difere das outras.
Quem não vai ganhar: ‘Toy Story 4’ é uma forma da Academia dizer para a Disney: "Frozen 2 não vai disputar, mas não esquecemos de vocês viu”.

MELHOR FOTOGRAFIA
Indicados: ‘O Irlandês’, ‘Coringa’, ‘O Farol’, ‘1917’ e ‘Era Uma Vez Em... Hollywood’.

Daniel
Quem deveria ganhar: ‘1917’
Quem vai ganhar: ‘1917’ - O diretor de fotografia Roger Deakins é um veterano que já foi muito injustiçado. Aqui, seu trabalho é primoroso.

Miguel
Quem deveria ganhar: ’1917’ - Simplesmente Roger Deakins.
Quem vai ganhar: ’1917’ - Roger Deakins foi impecável.
Quem não vai ganhar: Todos, menos Roger Deakins.

MELHOR FIGURINO
Indicados: ‘O Irlandês’, ‘Jojo Rabbit’, ‘Coringa’, ‘Adoráveis Mulheres’ e ‘Era Uma Vez Em... Hollywood’.

Daniel
Quem vai ganhar: ‘Era Uma Vez Em… Hollywood’ - É uma categoria disputada, com votos divididos, por isso creio que a homenagem à época de ouro de Hollywood vai pesar.

Miguel
Quem vai ganhar: ‘Adoráveis Mulheres’ - Por ser um filme de época, os figurinos se tornam um belo destaque do longa. E como Greta Gerwig não foi indicada para Melhor Diretor, pode ser que a Academia queira homenageá-la aqui.

MELHOR DIREÇÃO
Indicados: Martin Scorsese – ‘O Irlandês’, Todd Phillips – ‘Coringa’, Sam Mendes – ‘1917’, Quentin Tarantino – ‘Era Uma Vez Em... Hollywood’ e Bong Joon-ho – ‘Parasita’.

Daniel
Quem deveria ganhar: Martin Scorsese - Fez um filmaço a partir de uma história que não é simples de ser contada. Resgatou o melhor de De Niro e Pacino, e ainda trouxe Joe Pesci de volta.
Quem vai ganhar: Sam Mendes.
Não deveria ganhar: Tarantino é um excelente diretor e contador de histórias, mas a concorrência neste ano conseguiu superá-lo

Miguel
Quem deveria ganhar: Bong Joon-ho - O diretor literalmente não fez nenhum filme ruim na carreira. E neste ele traz uma direção fascinante.
Quem vai ganhar: Sam Mendes.
Quem não vai ganhar: Todd Phillips - O pior dentre os cinco indicados (pior não significa que teve um desempenho ruim).

MELHOR DOCUMENTÁRIO
Indicados: ‘Indústria Americana’, ‘The Cave’, ‘Democracia em Vertigem’, ‘For Sama e ‘Honeyland’.

Daniel
Quem vai ganhar: ‘Honeyland’ conseguiu o feito inédito de estar nesta categoria e em Melhor Filme Internacional. Há uma chance da produção vencer em cima da mais óbvia aposta, que seria Indústria Americana..
Quem não vai ganhar: ‘Democracia em Vertigem’ - A indicação de um documentário brasileiro é uma grande conquista, mas não vai passar disso. O filme é muito bom, independente do ponto de vista político de quem assiste.

Miguel
Quem vai ganhar: ‘Indústria Americana’ - Um documentário americano que homenageia os americanos e que está disputando uma premiação americana. Então já sabe né.
Quem não vai ganhar: ‘Democracia em Vertigem’ - Não teve grandes investimentos para que sua campanha fosse realmente um sucesso. Provavelmente o Brasil ficará mais um ano sem a estatueta. Mas pelo menos fomos indicados.

MELHOR DOCUMENTÁRIO EM CURTA-METRAGEM
Indicados: ‘In The Absense’, ‘Learning to Skateboard In a Warzone (If You’re A Girl)’, ‘Life Overtakes Me’, ‘St. Louis Superman’ e ‘Walk Run Cha-Cha’.

Daniel
Taí uma categoria que não sou capaz de opinar mesmo. Para compensar, vou deixar como recomendação o vencedor do ano passado, "Absorvendo o Tabu”, que está disponível na Netflix.

Miguel
Confesso, não vi nenhum.

MELHOR MONTAGEM
Indicados: ‘Ford vs Ferrari’, ‘O Irlandês’, ‘Jojo Rabbit’, ‘Coringa’ e ‘Parasita’.

Daniel
Quem deveria ganhar: ‘O Irlandês’ - Com três linhas temporais montadas paralelamente, a gente nunca se perde nas idas e vindas da história. 
Quem vai ganhar: É difícil cravar. Jojo e Parasita levaram prêmios na área, mas possivelmente será a estatueta de consolação de ‘Ford vs Ferrari’, vencedor do BAFTA.

Miguel
Quem deveria ganhar: ‘O Irlandês’ - Conta uma história difícil, com uma duração de mais de três horas e não confunde o espectador. Na verdade, é o contrário, o prende pela eficácia da montagem.
Quem vai ganhar: Eis uma categoria muito bem disputada. "Não sou capaz de opinar”.

MELHOR FILME EM LÍNGUA ESTRANGEIRA
Indicados: ‘Corpus Christi’, ‘Honeyland’, ‘Os Miseráveis’, ‘Dor e Glória’ e ‘Parasita’.

Daniel
Quem deveria ganhar: Parasita
Quem vai ganhar: Parasita - Bong Joon-ho escreveu e dirigiu uma obra prima, repleta de camadas, surpreendente bem ao estilo do cinema sul-coreano. Estreou esta semana em Rio Preto. Assista!

Miguel
Quem deveria ganhar: ‘Parasita’ - Sério. Veja ‘Parasita’.
Quem vai ganhar: ‘Parasita’, ‘Parasita’ e ‘Parasita’.
Quem não vai ganhar: Todos, menos ‘Parasita’.
Já falei ‘Parasita’?

MELHOR CABELO E MAQUIAGEM
Indicados: ‘O Escândalo’, ‘Coringa’, ‘Judy – Muito Além do Arco-Íris’, ‘Malévola – Dona do Mal’ e ‘1917’.

Daniel
Quem vai ganhar: Pelo o que vem se apontando, fica com ‘O Escândalo’.

Miguel
Quem vai ganhar: ‘O Escândalo’.
Não deveria ganhar: ‘Malévola - Dona do Mal’ - A Academia precisa parar de indicar filmes só porque são de produtoras grandes.

MELHOR TRILHA SONORA ORIGINAL
Indicados: ‘Coringa’, ‘Adoráveis Mulheres’, História de um Casamento’, ‘1917’ e ‘Star Wars: A Ascensão Skywalker’.

Daniel
Quem vai ganhar: Hildur Guðnadóttir. Esse é o nome da compositora islandesa que venceu o Bafta e o Globo de Ouro por seu trabalho em ‘Coringa’, uma estreante que tem tudo para desbancar gigantes como John Williams e Randy Newman.

Miguel
Quem deveria ganhar: ‘Coringa’ - Ganhou vários prêmios e tem um trabalho primoroso.
Quem vai ganhar: ‘Coringa’ - Ganhou vários prêmios e tem um trabalho primoroso. 2
Não deveria ganhar: ‘1917’ - Não é ruim, mas em diversos momentos a trilha parece não entender o contexto da cena. Isso incomoda.

MELHOR CANÇÃO ORIGINAL
Indicados: ‘Toy Story 4’ – "I Can’t Let You Throw Yourself Away”, ‘Rocketman’ – "(I’m Gonna) Love Me Again”, ‘Superação: O Milagre da Fé’ – "I’m Standing With You”, ‘Frozen 2’ – "Into The Unknown” e ‘Harriet’ – "Stand Up”.

Daniel
Quem deveria ganhar: A canção que mais me tocou foi "Stand Up”. Entre as indicadas, teria meu voto, mas...
Quem vai ganhar: "(I’m Gonna) Love Me Again” - O pessoal de Rocketman fez campanha pesada, incluindo festas com o próprio Elton John, mas só conseguiu esta indicação. 
Quem faltou na lista: "Speechless”, cantada por Naomi Scott em "Alladin” - Música forte, interpretação primorosa, dava para estar no lugar "I’m Standing With You”. E esta sim teria meu voto!

Miguel
Quem deveria ganhar: "Stand Up” de ‘Harriet’ - A mais original aqui. Com um estilo próprio que reflete a proposta do filme.
Quem vai ganhar: "(I’m Gonna) Love Me Again” - Campanha forte dos produtores para o filme. Mas em relação à música. Não é ruim não.
Quem não vai ganhar: "I’m Standing With You” de ‘Superação: O Milagre da Fé’ - Parece que a música não alcança o ápice necessário. Lhe falta vida às vezes.

MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO
Indicados: ‘O Irlandês’, ‘Jojo Rabbit’, ‘1917’, ‘Era Uma Vez Em... Hollywood’ e ‘Parasita’.

Daniel
Quem deveria ganhar: ‘1917’ - Planejamento e construção detalhada de todos os cenários. 
Quem vai ganhar: ‘Era Uma Vez Em... Hollywood’ - Um mergulho na Los Angeles da década de 1960.

Miguel
Quem deveria ganhar: ‘1917’ - Cenários simplesmente espetaculares. Raramente há computação gráfica.
Quem vai ganhar: ‘Era Uma Vez Em… Hollywood’ - Prestigia, basicamente, o cinema da década de 60.

MELHOR CURTA ANIMADO
Indicados: ‘DCERA (Daughter)’, ‘Hair Love’, ‘Kitbull’, ‘Memorable’ e ‘Sister’.

Daniel
De novo, vou me abster nesta e deixar uma indicação do passado: "Dear Basketball”, curta que rendeu um Oscar em 1998 ao astro do basquete Kobe Bryant. Vítima de um acidente de helicóptero que tirou sua vida há menos de um mês, ele será homenageado pela Academia de Hollywood na premiação deste domingo.

Miguel
E de novo… Não vi nenhum.

MELHOR CURTA-METRAGEM
Indicados: ‘Brotherhood’, ‘Nefta Football Club’, ‘The Neighbors Window’, ‘Saria’ e ‘A Sister’.

Daniel
Quem vai ganhar: Pelos resultados e críticas, a maior chance parece ser de ‘The Neighbors Window’

Miguel
Quem vai ganhar: ‘The Neighbors Window’ - O mais provável através das críticas e resultados.

MELHOR EDIÇÃO DE SOM
Indicados: ‘Ford vs Ferrari’, ‘Coringa’, ‘1917’, ‘Era Uma Vez Em... Hollywood’ e ‘Star Wars: A Ascensão Skywalker’.

Daniel
Quem deveria ganhar: ‘1917’
Quem vai ganhar: ‘1917’ - Filmes de guerra têm vantagem e os protagonistas passam por diferentes cenários, com diferentes sons ambientes.

Miguel
Quem deveria ganhar: ‘Ford vs Ferrari’ - Em termos técnicos, ‘Ford vs Ferarri’ é muito bom. Se levar não vai ser ruim não.
Quem vai ganhar: ‘1917’ - Épico de guerra acaba levando essas categorias.

MELHOR MIXAGEM DE SOM
Indicados: ‘Ad Astra – Rumo às Estrelas’, ‘Ford vs Ferrari’, ‘Coringa’, ‘1917’ e ‘Era Uma Vez Em Hollywood’.

Daniel
Quem deveria ganhar: ‘1917’.
Quem vai ganhar: ‘1917’ - Geralmente, Edição e Mixagem de som andam juntos.

Miguel
Quem vai ganhar: ‘1917’ - A mesma justificativa que o Dani.

MELHORES EFEITOS VISUAIS
Indicados: ‘Vingadores: Ultimato’, ‘O Irlandês’, ‘O Rei Leão’, ‘1917’ e ‘Star Wars: A Ascensão Skywalker’.

Daniel
Quem deveria ganhar: ‘O Rei Leão’ - Falta alma à nova versão, mas o realismo é impressionante.
Quem vai ganhar: A aposta segura seria ‘1917’, mas acho que ‘Vingadores: Ultimato’ leva, até por seu sucesso de público enorme.

Miguel
Quem deveria ganhar: ‘O Rei Leão’ - É uma das maiores decepções de 2019, mas se tem algo bom no filme são seus efeitos visuais.
Quem vai ganhar: ‘Vingadores: Ultimato’ - Fez muito sucesso, e esse sucesso pode, de certa forma, refletir em uma campanha. Além de ser uma chance da Academia agradar o público geek.
Quem não vai ganhar: ‘Star Wars: A Ascensão Skywalker’ - Todo ano a franquia Star Wars disputa essa categoria e nunca leva. Não vai ser diferente este ano.

MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
Indicados: Steven Zaillian – ‘O Irlandês’, Taika Waititi – ‘Jojo Rabbit’, Todd Phillips e Scott Silver – ‘Coringa’, Greta Gerwing – ‘Adoráveis Mulheres’ e Anthony McCarter – ‘Dois Papas’.

Daniel
Quem deveria ganhar: Disputa difícil, mas eu acabaria ficando com ‘O Irlandês’.
Quem vai ganhar: Acho que Greta Gerwing leva essa.

Miguel
Quem deveria ganhar: Todd Phillips e Scott Silves - Conseguiram retratar um personagem caricato para uma realidade absoluta. Incrível o que fizeram.
Quem vai ganhar: Taika Waititi - Não sei. Talvez.

MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
Indicados: Rian Johnson – ‘Entre Facas e Segredos’, Noah Baumbach – ‘História de um Casamento’, Sam Mendes e Krysty Wilson-Cairns – ‘1917’, Quentin Tarantino – ‘Era Uma Vez Em... Hollywood’ e Bong Joon-ho e Han Jin Won – ‘Parasita’.

Daniel
Quem deveria ganhar: Bong Joon-ho, por ‘Parasita’.
Quem vai ganhar: Bong J… Não, calma. Vão dar esse Oscar para o Tarantino? Vão. 
Quem não vai ganhar: Sam Mendes, sinto muito, seu filme não poderia ser o favorito em todas as categorias, né?

Miguel
Quem deveria ganhar: Rian Johnson e Bong Joon-ho - Joon-ho fez um trabalho incrível em ‘Parasita’. O roteiro tem uma narrativa muito gostosa e única, entretanto, Johnson também possui uma ótima história. Seria legal ver ele ganhando.
Quem vai ganhar: Quentin Tarantino - O diretor não vai poder sair da cerimônia sem nenhuma estatueta né.







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!