Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Canabidiol é importado dos EUA
Foto por: Divulgação
Canabidiol é importado dos EUA

Justiça manda Prefeitura de Rio Preto fornecer medicamento à base de canabidiol

Por: Lucas Israel
25/01/2020 às 10:32
Cidades

A Justiça de Rio Preto determinou nesta sexta-feira (24) que a Prefeitura compre e forneça medicamento a base de canabidiol, substância extraída da maconha, de maneira ininterrupta a um menor de idade. A sentença foi assinada pelo juiz da Vara da Infância e Juventude, Evandro Pelarin.


Pelarin, inclusive, já havia concedido liminar à família do menor para que a Prefeitura passasse a comprar os medicamentos à base de maconha, que precisam ser importados dos Estados Unidos por prazo indeterminado. Os custos, segundo a Secretaria de Saúde na época, são de R$ 43 mil por mês.

A reportagem do DLNews teve acesso à sentença, mas por se tratar de caso envolvendo criança e adolescente, a identidade do menor e a idade não foram reveladas.

O medicamento tem o nome comercial de Purodiol. Segundo o processo, são necessários dois frascos por mês e as aplicações são feitas duas vezes por dia, de 12 em 12 horas.

Segundo informações da fabricante, o Purodiol é um extrato de canabidiol de alta pureza, utilizado tratamento de diversas doenças neurológicas como epilepsia, mal de Parkinson e desordens psiquiátricas como autismo e esquizofrenia. O remédio só pode ser ministrado com prescrição médica.

A sentença de Pelarin ainda determina que seja apresentada uma nova receita a cada seis meses facultando à Prefeitura o fornecimento de medicamentos genéricos "com os mesmos princípios ativos e qualidades daqueles indicados na inicial, desde que não incluídos entre aqueles já utilizados em tratamento anteriores, porquanto se mostraram ineficazes”, afirma o juiz.

Caso a Prefeitura descumpra o pedido, o sequestro do valor do remédio será feito imediatamente através do sistema Bacenjud e depositado na conta da família. Por se tratar de decisão de primeira instância, cabe recurso.







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!