Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Diretor de emergência de Porto Rico é demitido após descoberta de armazém com suprimentos sem uso

Por: FOLHAPRESS -
19/01/2020 às 14:30
Brasil e Mundo

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A governadora de Porto Rico, Wanda Vázquez Garced, demitiu o gerente de emergência da ilha, Carlos Acevedo, após moradores encontrar...


SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A governadora de Porto Rico, Wanda Vázquez Garced, demitiu o gerente de emergência da ilha, Carlos Acevedo, após moradores encontrarem um armazém cheio de suprimentos que não foram distribuídos, informou a CNN neste domingo (19).
Acredita-se que os produtos encontrados eram armazenados no local desde o furacão Maria, que atingiu a ilha há dois anos e deixou milhares de mortos e desabrigados.
A descoberta ocorre no mesmo mês em que uma série de terremotos atingiram Porto Rico. Escolas, casas e igrejas ao longo da costa sul desmoronaram. Hospitais evacuaram pacientes. 
Acevedo foi demitido no sábado (18). O posto de diretor do Escritório de Gerenciamento de Emergências de Porto Rico foi dado ao major-general José J. Reyes, então ajudante geral da Guarda Nacional de Porto Rico, segundo a CNN.
Moradores foram vistos abrindo as portas de metal do armazém e pediram que as autoridades distribuíssem os suprimentos ali encontrados. Eles buscavam água engarrafada, alimentos e rádios de emergência, informou a emissora de TV.
Acevedo negou as acusações de uso indevido, dizendo que a agência que comandava distribuía ativamente suprimentos. Ele disse, segundo a CNN, que galões de água foram entregues à população quando o furacão Dorian e o furacão Karen ameaçaram Porto Rico.
Suprimentos também teriam sido distribuídos durante uma seca que afetou Porto Rico ano passado.
"Não houve ordens para apreender ou destruir esses itens a qualquer momento", disse Acevedo em um comunicado.
A governadora da ilha pediu uma investigação do caso ao Secretário de Estado Elmer Roman.
Terremotos Os terremotos ocorreram apenas alguns meses depois que um escândalo envolvendo o ex-governador Ricardo Rosselló desencadeou protestos e tumultos políticos enormes.
Entre as comunidades atingidas estão algumas que ainda passam por dificuldades mais de dois anos após o catastrófico furacão Maria varrer a ilha. Muitas casas permanecem cobertas por lonas azuis no lugar dos telhados.
As autoridades locais estão preocupadas que a atividade sísmica excepcionalmente forte tenha apanhado o território dos EUA desprevenido. A grande maioria dos prédios das escolas públicas e milhares de residências --sobretudo nas áreas rurais, onde a construção é mais informal --, não seguem os códigos de construção atuais, de acordo com o senador do estado de Porto Rico, Ramon Luis Nieves.
A maior parte dos danos causados pelo terremoto ocorreu na região costeira do sul de Ponce, a oeste dos municípios de Yauco, Guánica, Guayanilla e Lajas.

Publicado em Sun, 19 Jan 2020 14:17:00 -0300







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!