Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Secretário de Bolsonaro que citou discurso nazista foi curador do FIT em 2010

Por: Maria Elena Covre, Fabrício Carareto e Lucas Israel
17/01/2020 às 12:00
Bastidores

Planalto anunciou a demissão de Roberto Alvim após a polêmica


O CURADOR 1
Alvo de indignação geral após citar trechos de discurso de Joseph Goebbels, ministro da Propaganda da Alemanha nazista, em vídeo divulgado na madrugada desta sexta-feira (17), o secretário de Cultura, Roberto Alvim, foi curador do Festival Internacional de Teatro (FIT) de Rio Preto em 2010. 

O CURADOR 2
Naquele ano, ele dividiu a curadoria do festival com Gabriela Mellão, Luiz Fernando Ramos, Sérgio Luís Venitt de Oliveira e Sidnei C. Martins. O prefeito na época era Valdomiro Lopes (PSB), que tinha como secretário municipal de Cultura Deodoro Moreira.

O QUE DISSE GOEBBELS
A similaridade dos discursos é impressionante. "A arte alemã da próxima década será heroica, será ferreamente romântica, será objetiva e livre de sentimentalismo, será nacional com grande páthos e igualmente imperativa e vinculante, ou então não será nada", disse o ministro de cultura e comunicação de Hitler em um pronunciamento para diretores de teatro, segundo o livro "Goebbels: a Biography", de Peter Longerich. 

O QUE DISSE ALVIM
"A arte brasileira da próxima década será heroica e será nacional. Será dotada de grande capacidade de envolvimento emocional e será igualmente imperativa, posto que profundamente vinculada às aspirações urgentes de nosso povo, ou então não será nada", afirmou Alvim no vídeo postado nas redes sociais.

TÁ FORA
O Palácio do Planalto resolveu não segurar a bucha e informou a líderes do Congresso que Alvim será demitido do cargo. O recado foi transmitido na manhã desta sexta (17) após repercussão do caso e manifestação pública da classe política. Entre os que pediram a saída de Alvim está o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!