Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Segundo Ministério da Saúde, as doses da vacina já começaram a ser distribuídas nos estados
Foto por: Fernando Frazão/Agência Brasil
Segundo Ministério da Saúde, as doses da vacina já começaram a ser distribuídas nos estados

Com estoque zerado, Saúde de Rio Preto espera receber pentavalente na próxima semana

Por: Da Redação
09/01/2020 às 18:12
Saúde

Sem receber remessas da vacina pentavalente desde novembro do ano passado, a rede municipal de Saúde de Rio Preto espera novas doses a partir da próxima segunda-feira (13).


O Ministério da Saúde informou que 345 mil doses das vacinas foram liberadas para o estado de São Paulo.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o município possui as vacinas do calendário nacional. Assim que receber as doses, a pasta vai iniciar os procedimentos logísticos para distribuí-las às unidades básicas de saúde. Segundo nota enviada pela Secretaria, provavelmente nas próximas semanas, as UBS estão com a vacina pentavalente.

Os pais e responsáveis de crianças que estão aguardando a vacina do período de dezembro serão avisados pelas unidades quando as doses estiverem disponíveis.

O Ministério da Saúde informou ao DLNews que as doses começaram a ser enviadas aos estados nesta quinta-feira (9). Após recebimento pelo Estado, o produto passa a ser encaminhado aos municípios. O Ministério da Saúde não informou quantas doses da vacina serão distribuídas em Rio Preto. 

A vacina

A vacina pentavalente é a combinação de cinco vacinas individuais em uma. O objetivo é proteger as pessoas contra múltiplas doenças ao mesmo tempo. Desde 2012, o Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, oferta a vacina pentavalente na rotina do Calendário Nacional de Vacinação.

As crianças devem tomar três doses da vacina: aos 2, aos 4 e aos 6 meses de vida. Os reforços e/ou complementações em crianças a partir de 1 ano são realizados com a vacina adsorvida difteria, tétano e pertússis (DTP). 

A vacina pentavalente garante a proteção contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria haemophilus influenza tipo b, responsável por infecções no nariz, meninge e na garganta.







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!