Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Fiscais do Ipem durante operação "Papai Noel"
Foto por: Divulgação/ Ipem-SP
Fiscais do Ipem durante operação "Papai Noel"

Ipem flagra quatro lojas de brinquedos vendendo produtos irregulares em Rio Preto

Por: Da Redação
17/12/2019 às 17:48
Cidades

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem) flagrou quatro lojas de brinquedos com irregularidades em produtos vendidos em Rio Preto. As autuações foram registradas na última sexta-feira (13) durante a operação "Papai Noel” que fiscalizou brinquedos, bicicletas infantis e luminárias lojas do comércio.


Ao todo, foram fiscalizados 184 estabelecimentos com irregularidades encontradas em 30 deles, o que configurou 16% do total. Foram verificados 43.722 produtos nas cidades de Bauru, Birigui, Cordeirópolis, Diadema, Franca, Nova Odessa, Ribeirão Preto, São Caetano do Sul, São Carlos, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Sumaré e Taubaté.


Dentre os problemas, o mais recorrente foi a falta do Selo do Inmetro nos brinquedos, em luminárias tipo pisca-pisca ou então o uso indevido da marca do Inmetro, e a ausência do endereço do fabricante ou importador. A presença do Selo do Inmetro, órgão do Governo Federal que garante ao consumidor que um determinado produto atende aos requisitos de segurança e não represente risco à saúde.

Outro problema foram os plugues de tomada para os pisca-piscas fora do padrão determinado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Também não traziam informações obrigatórias, como indicação do nome, marca ou logotipo do fabricante ou importador, a tensão que se destinam em volt (V) e potência máxima do conjunto em watt (W).
As lojas e empresas autuadas pelo Ipem têm dez dias para apresentar defesa ao órgão. As multas podem chegar a R$ 1,5 milhão.







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!