Foto por: Reprodução DL News
Tesourinhas assustam e divertem frequentadores de prédio comercial em Rio Preto

Donos do pedaço, passarinhos "atacam" e tiram gargalhadas em prédio comercial; veja vídeo

Por: Karol Granchi
10/12/2019 às 15:37
Cidades

Os ataques de dois pássaros nervosinhos tem tirado gargalhadas de frequentadores do prédio comercial Georgina Business Park, na avenida Anísio Haddad, em Rio Preto.

Segundo funcionários do local, há uma semana um casal da espécie Tyrannus Savana, conhecida popularmente como "tesourinha”, ocupou e tomou posse de uma árvore na portaria do prédio porque está fazendo um ninho.

"Eles estão chocando ovinhos. Eu estava passando e um deles me atacou, eu saí correndo, mas caí e torci o pé. A gente assusta, mas dá risada”, conta a analista de marketing Anália Vicente Esteves, de 24 anos.

O biólogo Dino Vizoto explica que a espécie fica agressiva quando está chocando e até 50 dias após o nascimento dos filhotes. "Eles não atacam para machucar, eles só voam e avançam na pessoa, porque eles não compreendem e acham que é uma ameaça aos filhotes”, diz.

Ainda segundo o biólogo, os ovos de tesourinhas demoram cerca de 28 dias para chocar. "É importante que as pessoas evitem passar despercebidas perto de onde os pássaros estão, mas é necessário deixar eles ali para que a natureza faça sua parte”.

A espécie, de acordo com Vizoto, costuma aparecer mais nos bairros Boa Vista e Maceno.

A espécie

Também conhecida como tesoura, tesoureira e tesourinha-do-campo, a tesourinha é uma ave passeriforme da família Tyrannidae. É migrante inconfundível, onde passa em grupos de até centenas de indivíduos. Dormem em uma mesma árvore ou árvores próximas quando estão migrando, seja em áreas naturais ou urbanas. Seu período de reprodução é entre os meses de setembro e dezembro. A taxa de sucesso dos ovos é de 39,2% - é bastante comum eles serem derrubados pelo vento.

Os pais se revezam na criação dos filhotes.








Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!