Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



 Jacyr Costa Filho é diretor da Região Brasil do Grupo Tereos
Foto por: Divulgação
Jacyr Costa Filho é diretor da Região Brasil do Grupo Tereos

Usina privilegia açúcar e deixa etanol em segundo plano

Por: Maria Elena Covre, Fabrício Carareto e Lucas Israel
28/11/2019 às 10:03
Bastidores

Açúcar representou 60,2% da produção da Tereos.


A Tereos Açúcar & Energia Brasil, uma das líderes do setor sucroenergético brasileiro, comemora os números da safra 2019/2020, encerrada na primeira quinzena de novembro. De acordo com o balanço divulgado nesta quarta-feira (27), foram processados no período 18,8 milhões de toneladas de cana em suas sete unidades, incluindo a Açúcar Guarani, em Olímpia. Um aumento de 7,5% em relação à safra anterior. O grupo também registrou um aumento de 7% no rendimento agrícola, com uma média de 11,14 toneladas de açúcar por hectare.

O açúcar venceu
O açúcar ganhou do etanol na estratégia de mercado. O primeiro representou 60,2% da produção, enquanto o segundo, 39,8%. Foram 650 milhões de litros de etanol e 1,6 milhão de toneladas de açúcar.
 
Apesar do clima 
Mesmo com adversidades climáticas na região onde estão as unidades da Tereos, o grupo teve um aumento em volume de cana maior do que a média da região Centro-Sul, que nesta safra foi 6,2% a mais do que na safra 2018/2019. "Neste ano, ocorreu a variação climática mais dramática dos últimos 10 anos", afirmou Jacyr Costa Filho, diretor da Região Brasil do Grupo Tereos. 2019 foi marcado por índices pluviométricos abaixo da média histórica da última década, geada e temperaturas acima da média no meio e no final da safra.      
 
Investimentos 
Além do investimento tecnológico que justifica maior eficiência na produção, a empresa reforçou como ponto alto do período o início das operações da parceria firmada, em 2018, com a VLI, companhia logística que integra ferrovias, terminais intermodais e portos, para o transporte de 1 milhão de toneladas de açúcar por ano. O primeiro embarque no sistema da VLI aconteceu em junho. Está prevista para o início da próxima safra a entrega dos dois armazéns de açúcar nos terminais de Guará e no Tiplam, no Porto de Santos, também fruto do acordo entre as duas empresas.

Confira na íntegra a coluna Bastidores aqui.







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!