Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Vacina tríplice viral é a medida de prevenção mais eficaz contra o sarampo, segundo Secretaria de Saúde
Foto por: Jefferson Peixoto/Secom
Vacina tríplice viral é a medida de prevenção mais eficaz contra o sarampo, segundo Secretaria de Saúde

Sobe para 66 o número de casos de sarampo em Rio Preto

Por: Da Redação
27/11/2019 às 11:08
Saúde

A Secretaria de Saúde confirmou, nesta quarta-feira (20), mais quatro casos de sarampo na cidade. Com estes, sobe para 66 o número de pacientes confirmados com a doença em Rio Preto.


Veja o perfil dos novos pacientes confirmados com sarampo:          

1 - sexo feminino, 1 ano, vacinada (2 doses). 

2 - sexo masculino, 2 anos, vacinado (1 dose).

3 - sexo feminino, 19 anos, sem informação de vacina.

4 - sexo masculino, 47 anos, vacinado (1 dose). 

Sarampo

O sarampo é uma doença viral aguda, altamente contagiosa, que cursa com febre, tosse, coriza, conjuntivite e manchas avermelhadas na pele (exantema maculopapular). O sarampo pode ser acompanhado de complicações sérias, principalmente em crianças menores de cinco anos, adultos maiores de 20 anos ou pessoas com algum grau de imunodepressão. Não há tratamento específico para o sarampo, apenas sintomático. As complicações devem receber tratamento de suporte e antibioticoterapia para as infecções secundárias.

Prevenção

A vacina tríplice viral é a medida de prevenção mais eficaz contra o sarampo, protegendo também contra a rubéola e a caxumba. No calendário de vacinação de rotina, a primeira dose deve ser administrada a toda criança de um ano de idade e uma segunda dose a crianças de 15 meses.

Os adolescentes e adultos jovens até 29 anos de idade devem ter duas doses da vacina, e os adultos que nasceram após 1960, pelo menos uma dose, de acordo com os calendários de vacinação de adolescentes e adultos do Estado de São Paulo. A vacina tríplice viral é recomendada aos profissionais da educação, da saúde, viajantes, além de profissionais que atuem no setor de turismo, motoristas de táxi, funcionários de hotéis e restaurantes, e outros que mantenham contato com viajantes internacionais.

A vacina encontra-se disponível em todas as unidades de saúde do estado. Esta vacina não é recomendada para crianças menores de seis meses, gestantes e pessoas imunodeprimidas.

Também é recomendado sempre avaliar e atualizar a carteira de vacinação.

 

 







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!