Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



A ampliação do reforço para quem tem acima de 40 anos foi anunciada pelo Ministério da Saúde na última segunda-feira (20)
Foto por: Ilustração/Pixabay
A ampliação do reforço para quem tem acima de 40 anos foi anunciada pelo Ministério da Saúde na última segunda-feira (20)

SP começa a aplicar 4ª dose contra a Covid-19 em todo o estado na próxima segunda

Por: FOLHAPRESS e Redação DL
24/06/2022 às 13:00
Saúde

A Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo anunciou que começa na próxima quarta-feira (27). Rio Preto segue o Estado e também inicia a aplicação da quarta dose


 A Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo anunciou que começa na próxima quarta-feira (27) a aplicação da segunda dose —ou quarta dose de reforço— da vacina contra a Covid-19 para pessoas a partir de 40 anos nos municípios paulistas.

Segundo a pasta, no estado de São Paulo 5 milhões de pessoas deste novo grupo estão aptas a receber o imunizante. Mas é preciso ter sido vacinado com a terceira dose há, ao menos, quatro meses.

A ampliação do reforço para quem tem acima de 40 anos foi anunciada pelo Ministério da Saúde na última segunda-feira (20). Alguns municípios, que tinham estoques de vacina, começaram logo em seguida a imunizar o novo público-alvo, como as cidades do ABC.

Na capital paulista, a Secretaria Municipal da Saúde começou a aplicar a quarta dose a quem tem a partir de 45 anos na última quarta-feira. E disse que aguardava a liberação de mais vacinas para ampliar o público.

Nesta semana, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) afirmou que a expectativa era de começar a aplicar o novo reforço para quem tem a partir de 40 anos já na próxima segunda-feira (27). Questionada, a pasta municipal não havia informado até a publicação desta reportagem se já havia recebido as doses pedidas.

Ao todo, 1.020.863 moradores da cidade de São Paulo, com idade entre 40 e 49 anos, estão elegíveis para tomar a segunda dose, sendo cerca de 500 mil têm entre 45 e 49 anos.

Segundo o governo estadual, a ampliação do público ocorre depois de o Ministério da Saúde enviar 1,6 milhão de doses de imunizantes, que serão distribuídas aos municípios no início da próxima semana

A secretaria estadual diz que solicitou ainda outras 2,5 milhões de vacinas e aguarda a entrega. "Assim que estes outros os imunizantes forem entregues, as doses serão imediatamente repassadas aos municípios para a continuidade da campanha."

A quarta dose para quem tem 50 anos ou mais no estado começou no último dia 6 de junho. Profissionais da saúde a partir de 18 anos também podem receber a segunda dose de reforço

Segundo o governo federal, podem ser usadas vacinas Pfizer, Janssen e Astrazeneca, independentemente da dose aplicada anteriormente.

Já terceira dose de reforço (equivalente à quinta dose) está sendo aplicada em pessoas com alto grau de imunossupressão com 50 anos ou mais. São GRIPE

Desde a última quarta-feira, qualquer pessoa acima de 6 meses pode ser vacinada contra a gripe no estado de São Paulo.

A Secretaria Estadual da Saúde vai usar doses remanescentes para a ampliação do público, já que o Ministério da Saúde encerra a campanha nacional dos grupos prioritários nesta sexta-feira (24). Assim, os estados ficam liberados para usar os estoques remanescentes como desejarem.

Segundo a pasta estadual, a campanha atingiu 45,1% do público-alvo, com 7,9 milhões de doses aplicadas.

Entre as pessoas com mais de 60 anos, diz a secretaria, a imunização chegou 61,7%. Já entre as crianças, esse índice atingiu apenas 42%. A cobertura vacinal entre as gestantes é a menor entre os que poderiam ter tomado a vacina contra a gripe, com apenas 31,5%.

O público indígena foi o único que atingiu 100% de cobertura.

Rio Preto segue o Estado  e também inicia a aplicação da quarta dose para pessoas de 40 anos ou mais na próxima segunda feira (27). Para ser imunizado nesta fase, é necessário ter um intervalo de 122 dias da terceira dose. Trabalhadores da saúde continuam recebendo a quarta dose e decem apresentar também o comprovante da função.

As doses estão disponíveis nas 28 UBS do município de segunda a sexta-feira das 7h30 às 15h.


 





Publicado em Fri, 24 Jun 2022 12:49:00 -0300







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!