Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Para trabalhar o Combate ao Trabalho Infantil, a equipe técnica do CRAS BH realizou atividades dinâmicas envolvendo a participação dos alunos
Foto por: SECOM/RP
Para trabalhar o Combate ao Trabalho Infantil, a equipe técnica do CRAS BH realizou atividades dinâmicas envolvendo a participação dos alunos

Assistência Social realiza ação na Escola Estadual Parque das Aroeiras II

Por: Redação
23/06/2022 às 10:03
Saúde

Proposta alusiva ao trabalho infantil foi executada pelo CRAS Belo Horizonte em parceria com as instituições CIEE e Arprom


O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da região Belo Horizonte realizou nesta quarta-feira, dia 22/6, uma ação na Escola Estadual Parque das Aroeiras II, para os alunos de 13 a 15 anos de idade, abordando o tema do Combate ao Trabalho Infantil. A proposta faz parte de uma série de mobilizações que a Secretaria de Assistência Social (Semas) desenvolve ao longo do mês em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, marcado pela data 12 de junho. As ações ocorrem por meio dos CRAS; CREAS; Centros de Convivência da Família, Juventude e Idoso; bem como da rede socioassistencial.

"É importante abordar o tema com as crianças e adolescentes para esclarecer o que se caracteriza como trabalho infantil e as formas de trabalhar essa prevenção, para conheceram seus direitos. E a parceria com a Educação é extremamente importante”, disse a secretária de Assistência Social Helena Marangoni.

Participaram também nesta quarta-feira o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e Associação Rio-Pretense de Promoção do Menor (Arprom) apresentando as formas legais de trabalho e cadastrando os interessados às vagas de estágio e cursos profissionalizantes.

A consultora de atendimento do CIEE Vivian Oliveira Ferreira ressaltou a necessidade da visibilidade aos programas de apoio ao adolescente e ao jovem. "Nosso objetivo principal é mostrar para esse público que existem alternativas através do programa de estágio para iniciar uma carreira dentro da legalidade, de forma que não prejudique o seu desenvolvimento escolar”.

"A Arprom é um dispositivo de enfrentamento ao trabalho infantil e quando falamos nesse assunto, o intuito é mostrar que esses adolescentes podem trabalhar, mas em condições dignas e com todos os direitos garantidos”, destacou a psicóloga da entidade Mariane Gonçalves Takamoto.

Para trabalhar o Combate ao Trabalho Infantil, a equipe técnica do CRAS BH realizou atividades dinâmicas envolvendo a participação dos alunos, dando voz a eles, para tornar o momento mais interativo e chamar a atenção do público para a discussão.

A proposta de divulgação dos serviços da Semas nas escolas foi implementada em março deste ano e desde então percorre todas as regiões de Rio Preto através dos 13 CRAS, em parceria com as instituições públicas de ensino fundamental II e médio, e rede parceira, para apresentar o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e abordar as temáticas relevantes do mês.

Segundo a coordenadora do CRAS BH Cristiane Camargo Brito, as mobilizações na E.E. Aroeiras II têm ocorrido de forma continuada nas últimas semanas devido ao diagnóstico realizado na região, de área vulnerável, na qual a escola registra altos índices de situações de violências. "Após o estudo do diagnóstico e por meio da solicitação da escola para intervenção da rede intersetorial, nós entramos com a oferta do Serviço de Convivência, buscando prevenir novas situações de violências e possibilitar o protagonismo desses jovens”, finalizou.

A ação com a oferta do Serviço aos alunos da escola Aroeiras acontece toda quinta-feira, com foco nas turmas de 12 e 13 anos, por meio da oficina de percussão do SCFV que é executada dentro da escola e das rodas de conversa para entender a demanda coletiva e individualizada de cada aluno.

 







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!