Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



É necessária a aplicação periódica de doses de reforço, mais de uma vez ao ano.
Foto por: Reprodução
É necessária a aplicação periódica de doses de reforço, mais de uma vez ao ano.

Quem está vacinado apenas com duas doses não está mais protegido contra a Covid-19, diz especialista em Saúde Pública

Por: Redação
17/06/2022 às 16:13
Saúde

Ele destaca que não há imunidade permanente contra a Covid-19, nem para quem já foi infectado e nem para quem se vacinou.


Em meio à alta de casos da Covid-19 em diferentes Estados brasileiros, ressurgem dúvidas sobre a possibilidade de uma nova onda da doença e o papel da vacinação. Esse contexto não surpreende o médico sanitarista Sérgio Zanetta, professor de Saúde Pública e de Epidemiologia do Centro Universitário São Camilo - SP, que afirma que as pessoas que não receberam a terceira e/ou a quarta dose do imunizante já não estão protegidas contra o Coronavírus.

 

 

"Temos aproximadamente 70% da população protegida com apenas duas doses. A quantidade de pessoas que tomaram a terceira dose é menor. Por isso estão autorizando a terceira para adolescentes e crianças, porque vimos que a Ômicron e suas subvariantes estão furando esse bloqueio. Quem já tomou a segunda dose há mais de seis meses já teve queda na imunidade, e fica muito suscetível a casos mais graves da doença", detalha o especialista.

 

 

Ele destaca que não há imunidade permanente contra a Covid-19, nem para quem já foi infectado e nem para quem se vacinou. Por isso é necessária a aplicação periódica de doses de reforço, mais de uma vez ao ano.

 

 

"A proteção vacinal precisa ser mantida, e foi criminosa a ação de alguns Estados que suspenderam a obrigatoriedade do uso de máscara em ambientes fechados", afirma Zanetta. Criminosa, diz ele, porque já se sabia que essa não obrigatoriedade traria consequências para a saúde pública.

 

 

O sanitarista lembra que, com três doses, um indivíduo tem 50 a 60% de proteção contra a Covid, tanto para desenvolver a doença quanto para transmiti-la. "Com menos de três doses, a proteção é menor. Já a máscara N-95 tem 95% de proteção. Então, máscara e vacina andam juntas. A proteção oferecida pela máscara nunca baixa, ao contrário, ela ajuda nos intervalos vacinais.

 

Agora já está sendo aplicada a quarta dose e vamos partir para a quinta", garante.







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!