Entre os dias 22 e 25 de junho, a Associação Brasileira de Franchising – ABF realizará a 29ª edição da tradicional ABF Franchising Expo, a maior feira de franquias do mundo, no Expo Center Norte, em São Paulo
Mais
de 400 marcas levarão ao evento a oportunidade de o investidor adquirir uma
franquia e, assim, realizar o sonho de ter um negócio próprio. De R$ 5 mil a R$
2 milhões, haverá negócios para
todos os perfis de investidor, então, é preciso ter cautela na hora de procurar
a marca que mais se adequa a cada um – e Melitha Nova Prado, advogada
especializada em franchising, que há 35 anos representa as mais importantes
franqueadoras brasileiras, desta vez volta seu olhar ao potencial franqueado
para dar importantes dicas sobre como escolher a franquia certa. "Este é um
momento muito importante na vida do empreendedor. Visitar a feira, para
milhares de pessoas, simboliza o primeiro passo para a realização do sonho do
negócio próprio. E, por isso, é necessário que se faça uma auto avaliação muito
sincera e precisa, afinal, é importante se conhecer profundamente, para saber
se franquia é realmente um bom negócio para o seu perfil”, diz ela.
Melitha elenca, a seguir, oito dicas para quem busca uma
franquia e visitará a feira da ABF. Acompanhe:
Dica
1 – Saiba mais sobre seu próprio perfil – Você é uma pessoa rígida ou flexível? Tem habilidade para
se comunicar? Tem disponibilidade para aceitar padrões e seguir regras? É boa
em vendas? Gosta de gente? Esta autorreflexão é fundamental para o início de
tudo. Se conhecer fará toda a diferença nas suas escolhas. Pois bem: franquia é
um negócio formatado, que exige que o franqueado siga normas operacionais e de
comportamento. Quando você adquire um serviço de uma rede franqueada, ele tem o
mesmo padrão, correto? E quando come em uma lanchonete que pertence a uma rede,
os pratos também possuem o mesmo sabor, não é verdade? Tudo isso ocorre
porque os franqueados devem seguir padrões operacionais e de atendimento, que
identificam aquela marca no mercado. Então, como franqueado, você também deverá
agir assim, de forma a replicar um negócio testado e de sucesso. E precisará
ser um bom vendedor, porque cabe ao franqueado captar clientes, vender a eles e
os manter conectados com a marca. Na franquia, ninguém trabalha pelo franqueado
e as vendas não acontecem involuntariamente. É necessário muito trabalho,
dedicação, comprometimento e, mais do que tudo, muita identificação e respeito
pela marca. Portanto, se você tem facilidade de seguir regras, sabe que
as vendas dependerão do seu trabalho e também está disposto a colaborar com
toda a rede para que, juntos, alcancem o sucesso, siga em frente!
Dica 2 – Saiba exatamente o valor que você tem disponível
para investir – Em franchising, costumamos dizer que "R$ 99 mil não
são R$ 100 mil”. Por quê? Porque se um futuro franqueado tem determinado valor
para investir, ele precisa buscar franquias abaixo desse montante. Ao investir
em um negócio, é preciso contar com um valor para imprevistos e emergências,
que podem ocorrer para uma reforma do ponto, ou ainda ser usado em despesas
extras ou eventualidades, por exemplo. Também é preciso que o franqueado saiba
que existe um período chamado de break even (ponto de equilíbrio), que é o
estimado pela marca até que a unidade franqueada equilibre despesas e receitas,
sem que o franqueado precise utilizar de outros recursos financeiros próprios.
Então, se você tem, por exemplo, R$ 100 mil, fique atento ao valor
estimado pelo franqueador para adquirir aquela franquia, e faca e refaça a sua
suas contas para não se prejudicar lá na frente.
Dica 3 – Visite marcas iniciantes e consagradas, dentro do
valor do seu investimento – É
importante comparar a estrutura das marcas, levando em conta o que cada uma
oferece de suporte, forma de abastecimento, planos para o futuro e, também, as
praças disponíveis para implantação de novas unidades. Fique muito atento às
regras que as marcas estipulam sobre território e concorrência entre unidades
franqueadas e outros canais de distribuição: muitas vezes, os franqueados
reclamam que existem lojas muito próximas com a mesma bandeira, prejudicando a
sua rentabilidade.
Dica 4 – No pós-pandemia, repasse pode ser uma boa
oportunidade – A pandemia trouxe às marcas muitos repasses
(situação em que o franqueado vende sua unidade ou em que a própria
franqueadora vende lojas próprias, em operação). Nesses casos, é preciso ter
cuidado e experiência para analisar planilhas e saber se o negócio será
rentável. Vale a pena conversar com o franqueado anterior para entender o motivo
real do repasse. Procure não analisar os números superficialmente. Se precisar,
procure ajuda. No caso de repasse de unidade própria, analise igualmente todas
as planilhas. Atenção: cuidado com as unidades que já foram repassadas mais de
uma vez. Estas geralmente são inviáveis.
Dica 5 - A marca tem test drive ou discovery day?
Pode ser interessante! – Algumas
redes permitem que o futuro franqueado presencie a operação de uma unidade,
durante o processo de seleção e antes de aderir à franquia. É uma excelente
oportunidade para você ver, a olho nu, o modus operandi da
marca e se identificar, ou não, com o negócio franqueado. Se você ainda
está em dúvida sobre o negócio, tente agendar com o franqueador esta visita
operacional, tirando suas dúvidas durante um dia (ou alguns dias) como
franqueado da rede.
Dica 6 – Aproveite a feira para adquirir conhecimento – A cada ano, a ABF Franchising Expo dedica-se a trazer mais
palestrantes, em sua Arena do Conhecimento. São cursos rápidos e palestras
muito esclarecedores, que deixam o candidato à franquia mais preparado para
conversar com o franqueador. Saiba mais acessando o site do evento: www.abfexpo.com.br
Dica 7 – Não assine documentos na feira – Não se sinta pressionado para adquirir sua franquia
durante a feira. Não existe oportunidade única, desconto que será aplicado
apenas em um dia, praça que será perdida para outro candidato. Desconfie deste
tipo de pressão e fuja de promessas que, depois, poderão não ser cumpridas –
até porque o que vale é o que consta na COF (circular de oferta de franquia) e
no Contrato de Franquia firmado com a Franqueadora, e não nas conversas
informais. Todo franqueado precisa passar pelo processo de seleção. Nesse
período, ele terá acesso a documentos como a Circular de Oferta de Franquia –
COF e à minuta do Contrato de Franquia, fundamentais para que saiba quais serão
seus direitos e deveres. A franqueadora pode lhe oferecer, verbalmente, itens
que não constam nesses documentos, porém, apenas o que está descrito neles é de
sua obrigatoriedade e são válidos enquanto o contrato for vigente. Por isso,
eles são documentos tão importantes. Recomenda-se que o futuro franqueado
visite algumas unidades da marca, converse com os franqueados e conheça as suas
histórias. Vale a regra: investigue antes de investir.
Dica 8 – Participe de processos de seleção – Após eleger o segmento que você mais se identifica, estude
as marcas que mais gostou e que cabem no seu orçamento e procure se aprofundar
nas informações e histórico de cada uma. Se for o caso, inicie o processo de
seleção e faça a sua análise pessoal para saber qual é, realmente, a marca que
apresenta a maior sinergia e conexão com seus valores. Lembre-se: você
adquirirá um negócio para trabalhar todos os dias – e nele estará boa parte da
sua vida, dali por diante.