Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



O primeiro local a receber o cartaz foi uma farmácia no Centro da cidade.
Foto por: Divulgação
O primeiro local a receber o cartaz foi uma farmácia no Centro da cidade.

Cartazes no comércio chamam atenção para o combate à violência contra a mulher

Por: Redação
06/05/2022 às 16:11
Cidades

Campanha Sinal Vermelho já começa a ser instalada em Rio Preto; no Brasil, foram distribuídos 250 mil cartazes


A campanha permanente Sinal Vermelho, que é uma ferramenta de combate à violência contra a mulher, ganhou nesta quinta-feira (5/5) uma ação de peso em Rio Preto: a Secretaria da Mulher, Pessoa com Deficiência e Igualdade Racial começou a afixar cartazes sobre a iniciativa em estabelecimentos comerciais da cidade. O primeiro local a receber o cartaz foi uma farmácia no Centro da cidade.

Antes do início da distribuição do material gráfico, foi realizada uma cerimônia na Secretaria da Mulher, com a presença da titular da pasta Maria Cristina de Godoi Augusto; do juiz da Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher Alceu Corrêa Junior; do presidente da Câmara Pedro Roberto; da vereadora Karina Caroline; integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM); representantes da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal, que passou a contar há dois anos com a divisão Patrulha Maria da Penha.

"A mulher que está em risco, em situação de violência doméstica, precisa procurar ajuda. A campanha oferece uma forma discreta de conseguir essa ajuda”, diz Maria Cristina. A Campanha Sinal Vermelho proporciona a chance de denunciar silenciosamente a violência por meio de um sinal em formato de X, escrito preferencialmente na mão e na cor vermelha, apresentado a atendentes de estabelecimentos comerciais. Quem recebe a denúncia deve providenciar assistência à vítima, de maneira discreta.

 

Oficializada pela lei nacional 14.188, a campanha é permanente em todo o país. "A mulher que sofre violência doméstica geralmente vive num círculo delimitado de pessoas e não tem a quem recorrer; então no momento em que ela vai a um estabelecimento, ela tem a oportunidade de pedir socorro. É uma forma inteligente de dar oportunidade a essa mulher, sem causar mais atos de violência," disse o juiz Alceu.

 

Na última semana, comerciantes receberam orientações da Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher sobre como proceder e atender a mulher que faz a denúncia. 

"Estamos fortalecendo em Rio Preto essa campanha fundamental que já existe nacionalmente e que mostra à mulher em situação de violência que há um caminho, há uma saída desse ciclo. É importantíssimo reforçar que existe essa possibilidade”, afirma a presidente do CMCM, Maria Aparecida Cury, do Coletivo Mulheres na Política.

 

Maria Cristina reforça que a secretaria oferece também outras ferramentas à mulher em situação de risco. "Temos o CRAM, o Centro de Referência e Atendimento à Mulher, espaço de acolhida e escuta com assistência psicológica, social e jurídica, para que ela possa sair desse ciclo de violência”, diz. O CRAM está disponível presencialmente na sede da secretaria, na Rua Bernardino de Campos, 4075 ou pelo telefone (17) 3222-2041.

 

A Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Rio Preto, presidida pelo juiz Alceu, foi instalada em 2021 e iniciou suas atividades com mais de 5,5 mil processos. Em fevereiro deste ano, a secretária Cristina se reuniu na Acirp com o presidente Kelvin Kaiser, o juiz Alceu e a coordenadora do CRAM Cléa Lima para traçar ações conjuntas com o comércio da cidade para medidas de proteção e  acolhimento da mulher que sofre violência doméstica. O CRAM é um importante departamento da Secretaria da Mulher que conta com a Casa-Abrigo que acolhe, protege, orienta e ajuda a mulher agredida e até seus filhos pequenos, se for o caso. 

A campanha permanente Sinal Vermelho, que é uma ferramenta de combate à violência contra a mulher, ganhou nesta quinta-feira (5/5) uma ação de peso em Rio Preto
Foto por: Divulgação
A campanha permanente Sinal Vermelho, que é uma ferramenta de combate à violência contra a mulher, ganhou nesta quinta-feira (5/5) uma ação de peso em Rio Preto






Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!