Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Funcionários da UTI
Foto por: Divulgação HB/HCM
Funcionários da UTI

HB e HCM promovem ações para conscientizar sobre importância da higienização das mãos

Por: Redação
05/05/2022 às 20:20
Saúde

A data foi instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e neste ano teve o tema "Todos pela Segurança – Higienize Suas Mãos”


Nesta quinta-feira, 5, o Hospital de Base (HB) e o Hospital de Criança e Maternidade (HCM) realizaram diversas ações para conscientizar colaboradores, pacientes e visitantes sobre a importância de higienizar as mãos.

 

A campanha teve início na segunda-feira e envolveu músicas e brincadeiras nos mais diversos setores do hospital. No refeitório, um equipamento permitia ver quais eram as áreas que estavam sendo esquecidas e precisavam de mais atenção das pessoas – quem passava pelo local utilizava um produto com luminol e passava nas mãos como se fosse álcool em gel; sob a luz negra, os pontos que haviam ficado sem o produto ficavam escuros, mostrando onde ele não havia atingido.

 

"Por mais simples que pareça, esse hábito representa muito na prevenção das infecções, tanto no ambiente hospitalar relacionado à assistência à saúde, mas também da comunidade. A pandemia trouxe a visão ampla para toda a comunidade do quanto é importante a gente conhecer as medidas de prevenção das infecções”, explica o Dr. Inaldo Júnior, infectologista do Hospital de Base.

 

O enfermeiro Clinton Fábio Gomes da Silva, do Setor de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) reforça que a higienização das mãos é a maneira mais rápida, eficaz e de baixo custo de prevenir infecções. "Tenho que lembrar sempre de higienizar as mãos em vários momentos de assistência.”

O profissional lembra ainda que o coronavírus não é a única preocupação – gripes, resfriados, diarreias e outras infecções podem ser prevenidos com a lavagem das mãos ou uso de álcool.

 

Procedimento rápido

 

Segundo o infectologista Dr. Inaldo Júnior, a higienização das mãos com álcool em gel leva de 20 a 30 segundos apenas e ajuda a salvar vidas em hospitais públicos e particulares. "Ela é capaz e evitar 70% da transmissão de micro-organismos, que são a base para a infecção acontecer. Com uma boa adesão à higienização, a gente evitar muitas mortes por infecção hospitalar. Um gesto tão simples pode evitar uma complicação tão danosa para os pacientes, é muito importante que a gente comemore esse dia para lembrar a todos a importância desse gesto.”

 

 

 

Funcionários  no Refeitório
Foto por: Divulgação HB/HCM
Funcionários no Refeitório






Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!