Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Assessor especial da Secretaria de Saúde Rio Preto Dr André Baitello
Foto por: Reprodução/CâmaraRP
Assessor especial da Secretaria de Saúde Rio Preto Dr André Baitello

Pandemia teria provocado aumento na demanda atual de internações em Rio Preto

Por: Luis Storino
22/04/2022 às 11:39
Saúde

Hospital da Região Norte que poderia amenizar a situação está sendo equipado pelo Estado, mas burocracia atrasa a utilização. O assessor especial da saúde André Baitello falou ao DLNews sobre demandas da saúde de Rio Preto


"Uma demanda reprimida”, com o agravamento de doenças do coração, rins e diabetes em parte da população, postergadas durante a pandemia de covid.  Assim a Secretaria de Saúde de Rio Preto tenta explicar o aumento dos casos que necessitam de internação na rede pública da cidade e não encontram leitos.

André Baitello que é assessor da secretaria de saúde, diz que nos últimos tempos realmente aumentou a necessidade de hospitalização. O médico informou que por semana a média gira entre 60 a 80 pacientes que  ficam nas Upas, onde são tratados de doenças consideradas "não graves”. Baitello disse que os casos considerados graves como infartos, avc, traumas que necessitam de cirurgias estão conseguindo internação nos hospitais de Rio Preto, a questão são os mais leves que lotam as UPAs.

Segundo o médico, a situação foi se complicando a partir do momento que o estado começou a controlar o acesso às internações no Hospital de Base através da CROSS – Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde. "Se um cidadão quebra um braço ou uma perna precisa passar pelo sistema, isso cria problemas”, disse o assessor. Baitello acredita que em pouco tempo, a situação volta à normalidade.

Quanto ao anúncio da suspensão temporária das cirurgias eletivas a partir de segunda-feira, dia 25, André Baitello revelou que algumas das eletivas serão transferidas para o AME, com o governo do estado. "Cirurgias que não são urgentes podem esperar mais um pouco, temos que garantir vagas para os casos com risco grave ao paciente”.

 

Hospital da Região Norte

 

Quanto ao hospital da região norte que receberá o nome do Dr. Domingos Marcolino Braile, e já está com a estrutura pronta, a secretaria de saúde informou que o Estado está equipando o local. Quando a coisa é feita pelo Estado existe a demorada normal que deve ser seguida, segundo Baitello,  a licitação  sobre todo o equipamento é feita, e eventualmente acontecem impugnações, o que atrasa o processo, mas  acredita que brevemente o local estará apto a atender a população, que só naquela região atinge cerca de 150 mil pessoas. Para se ter uma ideia, isto corresponde à população igual a de Catanduva, onde existem três hospitais do mesmo porte. Baitello espera que o hospital seja inaugurado rapidamente, o que com certeza, poderá amenizar parte dos problemas enfrentados pelo setor da saúde em Rio Preto.







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!