Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Mônica Soares

Psicóloga


Todo mundo precisa de psicoterapia?

Por: Mônica Soares
02/10/2019 às 15:30
Mônica Soares

A resposta é SIM. Todo mundo em algum momento na vida irá precisar de psicoterapia e TODOS deveriam fazer pelo menos uma vez na VIDA.

Além do fato que todos em algum momento enfrentamos momentos realmente difíceis e que a ajuda profissional seria bastante positiva, a psicoterapia não serve apenas para situações críticas ou pessoas com psicopatologias. Cada vez mais as pessoas estão compreendendo a importância da saúde mental para ter qualidade de vida.

A ideia que psicoterapia é para ouvir conselhos é bastante equivocada. Psicólogos são profissionais que ajudarão o cliente a compreender o mundo a sua volta sob outros olhares e ponto de vista e, a partir dessa visão ampliada, é possível relacionar-se melhor consigo e com os outros.

Outra ideia antiga é que psicólogos é para LOUCOS. O trabalho do psicólogo é muito maior que o atendimento de pessoas com psicopatologias. A partir do autoconhecimento é possível entender melhor seus medos, angústias, ansiedades, inseguranças e outras características que podem estar atrapalhando ou dificultando desde situações do dia a dia até seu crescimento pessoal e profissional.

Conheça agora 5 bons motivos para fazer PSICOTERAPIA.

1. ENXERGAR OS PROBLEMAS DE OUTRA MANEIRA 
Quando vivemos grandes problemas, ficamos tão tomados por nossas emoções que muitas vezes não conseguimos enxergar soluções ou simplesmente superar e seguir em frente.  Uma separação ou um problema familiar, por exemplo, podem ser bastante dolorosos nos deixando "cegos”, fazendo com que a gente não consiga enxergar o ponto de vista do outro ou nossas atitudes, considerando apenas o outro como errado. O psicólogo pode auxiliar em uma visão mais ampla e entender a história como um todo possibilitando inclusive aprendizado com a experiência vivida.

2. OPINIÃO NEUTRA E VERDADEIRA SOBRE VOCÊ 
Amigos, familiares e as pessoas que amamos, muitas vezes, se preocupam de maneira verdadeira conosco. Mas dificilmente conseguirão fazer observações neutras ou falar aquilo que realmente pensam ou sentem em relação a nós. Seja por medo de nossa reação, insegurança sobre como reagiremos ou simplesmente porque estão emocionalmente envolvidas com situação e acabam assumindo posições ou "tomando partido” devido ao relacionamento. Conselhos equivocados podem trazer mais prejuízos do que benefícios à pessoa, por melhor que tenha sido a intenção. O psicólogo, diferente de um amigo, é um profissional capacitado que utilizará de métodos e técnicas para fazer suas observações e orientações, suas opiniões são pautadas em estudos e não achismos e senso comum.

3. DIMINUIR O SOFRIMENTO
Independentemente de psicopatologias, em alguns momentos da vida nos sentiremos tristes, angustiados, inseguros, nervosos, ansiosos ou com raiva. Isso é normal, não significa que temos depressão, transtorno de ansiedade ou que estamos doentes. Mas esses sentimentos causam sofrimento.  A psicoterapia nos ajuda a criar estratégias para lidar melhor com os problemas da vida e identificar se aquele sentimento é apenas situacional ou se de fato estamos doentes. 

4. AUMENTAR A SAÚDE MENTAL E O EQUILÍBRIO EMOCIONAL
A psicoterapia é um bom caminho para melhorar sua inteligência emocional, aumentar a autoestima, melhorar suas potencialidades e aliviar do estresse do dia a dia.  Existem muitas práticas que contribuem para nossa qualidade de vida, não basta apenas praticar esportes e alimentar-se bem é preciso cuidar da nossa saúde mental e de nossas emoções. Colocar os pensamentos, emoções e sentimentos em dia traz grandes benefícios. Pessoas emocionalmente estáveis tem relacionamentos afetivos mais satisfatórios e alcançam mais realizações profissionais. O sucesso na vida pessoal e profissional não dependem apenas de nossa capacidade cognitiva, precisamos de equilíbrio emocional para uma vida plena.

5. AUTOCONHECIMENTO PARA UMA VIDA MELHOR
"Conhece-te a ti mesmo"... A máxima grega utilizada por inúmeros filósofos, pensadores e até pelo papa João Paulo II realmente é poderosa. Iniciar uma jornada de autoconhecimento pode mudar nossa vida, quando tomamos consciência de quem somos e para que vivemos podemos conduzir nossas escolhas de maneira mais acertada, entender nossos comportamentos e encontrar a paz que tanto desejamos. Não que não teremos momentos difíceis ou infelizes, mas assim conseguimos administrar melhor as adversidades da vida, nos perdoar por nossos erros, aceitar os outros como são e ter uma vida mais feliz.
 
Por isso buscar a ajuda de um psicólogo não é sinal de fraqueza, loucura ou doença. É a possibilidade de ser mais forte, saudável e feliz.

Então TODOS precisamos de PSICOTERAPIA? SIMMMM...






Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!