Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Pastor Edevaldo Soldeira Rodrigues

Pastor da Primeira Igreja Batista de Rio Preto


É engano pensar que quem crê em Deus não tem momentos de desespero

Por: Pastor Edevaldo Soldeira Rodrigues
17/09/2019 às 14:20
Pastor Edevaldo Soldeira Rodrigues

Por que as pessoas se suicidam? As razões são as mais diversas, algumas até impossíveis de compreensão humana, restando-nos apenas as muitas perguntas sem respostas. 

Nossas vidas pertencem a Deus por direito de criação. Ele nos deixou um importante mandamento, escrito por Moisés, que diz: "Não matarás” (Ex 20: 13). Tal mandamento define que o homicídio, o suicídio e os pecados vinculados à violência não devem ser cometidos. Além disso, o mandamento aponta para a importância da vida humana e o sagrado valor que ela tem. Sendo assim, nós cristãos, devemos consagrar nossas vidas a Deus e aceitar que a decisão sobre a morte (quando e como) pertence a Ele. 

O suicídio é assassinato de si mesmo. A Bíblia diz que o natural é que cada pessoa cuide de si mesma – "Pois ninguém jamais odiou o próprio corpo, antes o alimenta e dele cuida...” (Efésios 5:29). Quando alguém comete suicídio, além de transgredir a lei de Deus, essa pessoa causa inúmeros outros problemas com sua atitude. Este ato afeta a família, os amigos, a sociedade e parece deixar uma mensagem que a esperança não existe. 

O suicídio não é a solução. Jesus é a nossa esperança! Ele disse: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve” (Mt 11.28–30).

A Bíblia não aprova o suicídio. Porém, é um grande engano pensar que aqueles que creem em Deus não tenham seus momentos de desespero, ao ponto de cogitarem a própria morte. Homens como Moisés, Jó, Elias e Jonas desejaram e pediram para morrer. Isso significa que este assunto é de interesse geral pois pode afetar a vida de qualquer pessoa. 

Muitos acham que o suicídio é um "pecado mortal”, isto é, quando uma pessoa comete suicídio vai para o inferno, porque praticou um ato terrível e não pode mais se arrepender do que fez. Entretanto, a Bíblia não ensina isso. Na verdade, a Bíblia aponta para o perdão incondicional de Deus, tanto para os pecados do passado, do presente e do futuro. O sacrifício de Jesus por nós garante isso. Além disso, Deus é o único que conhece o coração de uma pessoa, sendo o único que pode julgar as intenções. 

O que precisamos aprender, como mencionei, é que Cristo é a nossa esperança. Ele tem todas as respostas para os aflitos e os desesperados. Não é solução tirar a vida, mas optar pela vida em abundância que só Jesus oferece. Ele disse: "Eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente” (João 10:10). 

Se leitor amigo está sofrendo com algum drama pessoal neste momento ou está desencantado com a vida, saiba que há esperança no amor de Deus. Você pode confiar nele e esperar por Ele. Valorize sua vida, busque ajuda, aceite a graça de Deus e seja feliz!







Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!