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Marcos Sigrist

Instrutor de Trânsito e Treinamento/Perito - Pós-Graduado em Gestão de Trânsito - Membro da ABNT - Conselheiro Inst. Zero Mortes para Segurança em Transportes


As mulheres e o trânsito

Por: Marcos Sigrist
22/03/2022 às 11:14
Trânsito

Estamos ainda em Março, mês que temos que fazer (mais) referência às mulheres, lembrando que, no que diz respeito à condução de veículos, é inquestionável o reconhecimento de que as mulheres são mais responsáveis e se comportam melhor que os homens.

O Presidente da Abramet, Associação Brasileira de Medicina do Tráfego, Antonio Meira Junior, disse recentemente que "a mulher é mais cuidadosa no trânsito, mais atenta aos limites de velocidade e mais prudente na direção. Essa postura contribui decisivamente para a prevenção de sinistros e deveria ser adotada por todas as pessoas”. No começo deste ano, elas eram mais de 27 milhões de motoristas no Brasil, donas de pouco mais de um terço das CNHs, quase 7 milhões delas pilotam motos (Fonte: Senatran - Secretaria Nacional de Trânsito). O setor de transportes conta com cerca de 2,2 milhões de profissionais, sendo 17% do sexo feminino. Nesse sentido, destaca-se que a maior parte das mulheres possui entre 30 e 39 anos e ensino médio completo (Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego - MTE).

De acordo com a especialista em Direito de Trânsito, Mércia Gomes, o transporte rodoviário de cargas caminha na direção do crescimento. Para ela, já é visível a participação de mulheres nos negócios. "Atualmente é clara a participação e escolha por mulheres quanto ao transporte numa empresa do setor de entregas. Isso se justifica ao comprometimento das mulheres que na grande maioria são mães, esposas e querem retornar ao seu lar para os compromissos com os filhos, entre outros. Tem sido de tamanha grandeza a qualidade na entrega, pontualidade e manutenção dos produtos sem qualquer desfazimento”, ressalta. O projeto Habilitação Profissional para o Transporte – Inserção de Novos Motoristas, do Sest/Senat (Serviço Social do Transporte / Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), registrou a participação de 2.311 mulheres entre 2015 e 2019. O curso tem por objetivo inserir motoristas profissionais no mercado por meio da mudança da categoria da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para C, D ou E (profissionais, que exercem atividade remunerada). Além disso, em 5 anos, a demanda feminina cresceu 60,4% nos cursos voltados para o transporte de passageiros, de produtos perigosos e de transporte escolar da instituição. Para se ter uma ideia, em 2018, por exemplo, os cursos mais procurados pelas mulheres foram "Cuidados Especiais no Transporte de Escolares”, "Custos Operacionais do Transporte de Cargas” e "A Precificação no Transporte Rodoviário de Cargas”. Pensando neste crescente mercado potencial das mulheres, instituições financeiras já começam a oferecer crédito diferenciado para empresas lideradas por elas, assim como, durante a pandemia, houve um aumento significativo de mulheres trabalhando como motoristas de aplicativo.

Na questão da Gestão, lideranças femininas estão crescendo e ganhando cada vez mais destaque mesmo que lentamente. De acordo com J. Pedro Corrêa, Consultor Especialista em Trânsito, o antigo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), substituído agora pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), teve, em toda sua história de 55 anos, apenas uma diretora mulher, a arquiteta Rosa Cunha, do Pará, que ficou no posto alguns meses, em 2002, sendo substituída por outra mulher, Rita Cunha, que ocupou o cargo até a chegada de Ailton Brasiliense, no começo de 2003, já na gestão Lula. Nos conselhos estaduais de trânsito, Cetrans, temos 5 mulheres no comando (Acre, Amapá, Bahia, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais).

É a força e o crescimento das mulheres num mercado muito masculinizado. Nosso respeito à todas elas.


 






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