Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Marcos Sigrist

Instrutor de Trânsito e Treinamento/Perito - Pós-Graduado em Gestão de Trânsito - Membro da ABNT - Conselheiro Inst. Zero Mortes para Segurança em Transportes


Ver e ser visto - Área de ponto cego

Por: Marcos Sigrist
18/02/2022 às 10:13
Trânsito

De onde veio esse carro, essa moto ou essa bicicleta? 

 

Vez por outra, mesmo estando dirigindo com toda a atenção e tomando todo o cuidado, a gente se surpreende quando um veículo que não havia visto passa ao nosso lado, e a pergunta é inevitável: de onde veio esse carro, essa moto ou essa bicicleta? Isso já aconteceu com você? Pois bem, isso é a área chamada de ponto cego. Em outras palavras, ponto cego são áreas em que o motorista fica sem a visibilidade em torno do veículo, aquela área lateral que nós, conduzindo o veículo, não conseguimos enxergar, está fora do alcance da nossa visão periférica e a falta de visibilidade é uma das sérias causas de acidentes,

 

Algumas atitudes bastante simples são importantes para minimizar as áreas de ponto cego. Uma delas é o ajuste dos retrovisores. Faça o seguinte: no seu automóvel, sente-se corretamente no banco com os pés alcançando os pedais e com os joelhos semiflexionados, com as costas eretas e com os punhos alcançando o volante e, então comece a ajustar o retrovisor interno de modo que seja possível visualizar através dele todo o vidro traseiro. Não coloque nenhum tipo de objeto que atrapalhe sua visão por esse retrovisor interno. Depois disso, alinhe os 2 retrovisores externos de maneira que, no sentido horizontal, consiga enxergar tanto a via como a parte lateral do seu carro, e aí vai reajustando até que seu veículo saia de seu campo de visão. Você não precisa ver o seu carro, e sim os outros veículos, principalmente motos e bicicletas pois estes ocupam espaços menores. No ajuste no sentido vertical, use o meio termo: nem tanto o céu nem tanto a via.


Na condução de uma moto, o ajuste dos retrovisores é o mesmo, porém seus cuidados devem ser redobrados. Ande afastado dos carros, dos caminhões e dos ônibus, evitando assim estar na área do ponto cego do outro motorista. Atrás de um veículo grande -  caminhão ou ônibus, procure ficar um pouco na lateral destes veículos, seja na direita ou esquerda, o que sentir mais seguro. para que estes condutores possam vê-lo pelos retrovisores laterais e você deve enxergar a imagem do outro motorista no retrovisor dele. Este é o melhor indicador que, simultaneamente, vocês estão se vendo.


Para você, quando pedestre, ao atravessar uma via controlado pelo semáforo, espere todos os veículos pararem no sinal vermelho e só aí comece a atravessar a rua,  sempre pela faixa de pedestres e olhando para os motoristas. Mesmo que o semáforo fique verde para os veículos, os motoristas estão te vendo e vão aguardar você terminar a travessia. Pelo menos é o que se espera.    

No trânsito, trafegar com segurança requer o cumprimento de várias regras e determinadas condições, e ver e ser visto é uma delas! 








Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!