Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Bruna Barufi

Formada em matemática pela UNESP. Professora de matemática e especialista em Educação Financeira.


Negociar dívidas e limpar o seu nome, tarefa necessária

Por: Bruna Barufi
17/01/2022 às 16:25
Educação Financeira

Hoje em dia, terminar o mês com um saldo positivo (ou até mesmo zerado) não é uma tarefa fácil para quase ninguém, sorte e planejamento de quem consegue 

Hoje em dia, terminar o mês com um saldo positivo (ou até mesmo zerado) não é uma tarefa fácil para quase ninguém, sorte e planejamento de quem consegue.

São tantos reajustes em produtos que consumimos com frequência. São ajustes financeiros frequentes em contas básicas como luz, água, condomínio, combustível e fica fácil recorrer ao cheque especial ou cartão de crédito para deixar tudo em dia, momentaneamente. Por conta disso, muitas pessoas entram no vermelho sem perceber e quando se dão conta, já estão atoladas em dívidas. Cartão de crédito e cheque especial tem os juros mais caros do Brasil, e por conta deste tipo de dívida, além das outras, o Brasil registrou 62,21 milhões de inadimplentes só em setembro de 2021. Mas há uma luz no fim do túnel.

As empresas e bancos sabem da dificuldade, da falta de emprego e dos aumentos. Eles também precisam receber, mas estão abertos à negociação e querem ouvir uma proposta do cliente. No entanto, para sair de uma negociação com um bom e satisfatório resultado é necessário que você se organize e seja bastante realista com a sua situação financeira, principalmente sobre o que e o que sai de dinheiro das suas contas.

Veja algumas dicas:

Saiba exatamente o tamanho do buraco.

Em primeiro lugar, você precisa saber exatamente qual é a sua dívida. Acredite: existem muitas pessoas endividadas que nem sabem o que devem! Por isso, é importante consultar a situação do seu CPF gratuitamente no Serasa Consumidor  AQUI

Além disso, não esqueça das dívidas feitas diretamente em lojas, cujo registro é feito também na Associação Comercial de sua cidade. Também se atente as  que não são registradas, como um empréstimo feito por um familiar, amigo ou no cartão de alguém.

Descubra exatamente quanto você ganha

Isso mesmo, o dinheiro limpo que entra, e não vale contar nenhum tipo de crédito como o cheque especial. Além disso, se você tem renda extra, não esqueça de computar só o lucro excluindo as despesas.

Faça as pazes com o seu bolso.

Sabendo exatamente o  quanto deve e quanto ganha, é hora de rever seus gastos. Você pode fazer uma planilha (ou usar o bom e velho papel e caneta) para anotar suas receitas e despesas. E acredite: escrever vai fazer toda a diferença.  Depois de tudo organizado, pense nos gastos supérfluos e tente cortá-los até que você regularize a situação financeira. Você pode evitar comer em restaurantes e optar por comer em casa, por exemplo, ou fazer passeios baratos e até mesmo de graça. Lembre-se que isso é temporário e limpar o nome vai te ajudar a  abrir novos horizontes. A verdade é que quem está com a vida financeira em ordem tem mais tranquilidade, dorme melhor e adoece menos.

Regularize sua situação.

Fique de olho aberto nos feirões limpa nome, é possível conseguir descontos de até 90%. AQUI

O ideal é procurar o credor assim que perceber que não conseguirá arcar com as dívidas para que você tente negociar antes de ser inserido no cadastro de inadimplentes.  No caso de bancos, existe a portabilidade de dívidas e os juros de um banco para outro tem muita diferença e pode facilitar a divisão da dívida em mais parcelas com juros menores. Porém se sua situação já é de devedor inadimplente, siga as dicas acima e entre em contato com seu credor.  Faça proposta de acordo com sua possibilidade de pagamento, por menor que seja, seja honesto e sincero  e cumpra com cada item acordado.

Desta forma, por mais dívidas que você tenha, com certeza se livrará delas em algum momento. Elas terão fim, e não crescerão a ponto de acabar com sua tranquilidade e saúde.

Em breve, vou te dar dicas de como diminuir seus gastos e como aumentar seu ganhos.









Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!