Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Amalia Tieco

Médica anestesiologista e diretora administrativa do Hospital de Base de Rio Preto


A luta contra a violência às mulheres é de todos nós

Por: Amalia Tieco
24/08/2019 às 10:24
Amalia Tieco

A conscientização sobre um tema tão importante como a violência contra a mulher aflorou em nossa instituição após duas funcionárias serem covardemente assassinadas por homens com os quais viveram em um prazo inferior a um ano.

Infelizmente, elas entram para a triste estatística de que 1,6 milhão de mulheres foram espancadas, sofreram tentativa de feminicídio ou vítimas de feminicídio no Brasil em 2018. 

Nesse momento, o segundo maior hospital-escola do país, responsável pela saúde de 2,5 milhões de pessoas, entra em luto em apoio pela tamanha violência que fora cometida contra nossas funcionárias. 

Da tristeza profunda, sentimento de revolta, indignação, veio a vontade de gritar. Em uma manifestação enorme, toda Fundação, vestida de preto, foi às ruas, e gritou a toda a sociedade: Basta!

Contudo, sabemos que as manifestações e discursos realizados no dia não bastariam para efetivamente mudar a triste história que assola nossa nação.

Para que pudéssemos efetivamente mudar esta perspectiva, foram tomadas medidas urgentes de dentro para fora. Foi criado um núcleo dentro da Fundação, para que as mulheres recebessem toda a assistência de um corpo multiprofissional. Neste projeto,  elas são prontamente atendidas com todo o carinho e profissionalismo, efetivamente amparando messe momento difícil.  

Ressaltamos o papel da juíza da 1ª Vara Criminal, Luciana Zandelini, do juiz da Vara de Infância e Juventude, Evandro Pelarin, do promotor de Justiça André de Souza, do Prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo, além, claro, das delegadas Dálice Aparecida Ceron, Margarete Franco e Cristina Helena Spir Santana, da Delegacia de Defesa da Mulher.

Foram estas autoridades que nos procuraram para firmar uma parceria do bem não só em favor desta luta, mas com o amparo às vítimas em todas as esferas públicas.
Nossas lutas não param, buscamos recursos federais por meio de emenda individual de deputados (as) para reforçarmos a atuação incansável de nosso objetivo. 

As sementes que lançamos em nossas vidas germinam quando cultivadas com carinho e dedicação. E hoje, estamos atentos para nossas mulheres, que compõem 80% do quadro de funcionários. Precisamos dessas mulheres. E precisamos garantir a elas proteção física e emocional.






Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!