Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Geraldo Nunes Silva

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia (1984), doutor pelo Imperial College London (1993) e atualmente é Professor Titular do Departamento de Matemática do IBILCE-UNESP.


DIETA E ORÇAMENTO FINANCEIRO

Por: Geraldo Nunes Silva
13/05/2021 às 11:40
Educação Financeira

Você sabe o que dieta e orçamento financeiro têm em comum?

     Seguir um orçamento é quase como uma dieta. Na maioria das vezes, nós falhamos em ambos pelo mesmo motivo: focamos muito nas restrições e não tanto assim no resultado. 

     Nós, seres humanos, temos dificuldade de seguir com planos que nós mesmos traçamos. Tendemos a focar mais no dinheiro não gasto assim como nas calorias não consumidas. E é isso, uma das razões que nos impede de seguir um orçamento ou dieta Existem diversas estratégias que nos ajudam a ter um orçamento mais controlado.
     Aliás, a melhor estratégia é não pensar em orçamento e sim em objetivos! Definir objetivos e prioridades para o seu dinheiro vão te fazer seguir com mais precisão seu orçamento. Afinal, você não deixa de gastar o dinheiro e sim o gasta com o que realmente deseja. Para que nós tenhamos uma mudança significativa, é preciso ter objetivos significativos. 
     Comece se conscientizando dos seus gastos e depois dê um propósito para eles. Outra coisa que a dieta e o orçamento têm em comum é que você só precisa de uma coisa para acabar com os dois: impulso!    Para acabar com a dieta, basta o impulso de comer.   Para acabar com o orçamento, basta o impulso de gastar.    Quando vier o impulso de gastar, volte à ideia dos objetivos significativos a serem alcançados, pois estes são muito eficientes para ajudar-nos a manter o foco e a disciplina na execução do plano traçado, seja ele o orçamento ou uma dieta. 
     Fica mais fácil avaliar oportunidades e possibilidades que surgem. Acompanhe semanalmente nossas dicas para auxiliá-lo na construção de um futuro melhor que seu presente.
 *Colaborou Bruna Barufi






Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!