Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Victoria Raduan

Assessora de Investimentos


Fearless Girl - Garota sem medo Mulheres no mercado financeiro brasileiro: o peso da presença feminina em posições de liderança

Por: Victoria Raduan
05/05/2021 às 17:50
Investimentos

Você conhece ou já ouviu falar da escultura "Fearless Girl”? 


Atualmente exposta em frente à Bolsa de Valores de Nova York, a escultura em bronze retrata uma garotinha de aproximadamente 1,30 m de altura enfrentando um touro, símbolo do mercado financeiro, de 3,4 m de altura e 4,9 m de comprimento, com os seguintes dizeres: "Know the power of women in leadership. SHE makes a difference”, que traduzindo para o português significa: "Conheça o poder das mulheres na liderança. ELA faz a diferença”.

O conceito da estátua, inaugurada em 2017, foi desenvolvido por Lizzie Wilson e Tali Gumbiner, da prestigiada agência de publicidade McCann New York. A obra foi encomendada pela State Street Global Advisors, uma das maiores administradoras de ativos do mundo, para comemorar o primeiro aniversário de um fundo de "Índice de Diversidade de Gênero”, cujo objetivo é acompanhar empresas que se destaquem por terem diversidade de gênero. A pretensão de Fearless Girl é enviar uma mensagem sobre a diversidade de gênero, mais especificamente sobre mulheres em posição de liderança.

Se você ainda tem alguma dúvida sobre a diferença e importância das mulheres nestas posições, apresentamos-lhes as seguintes informações:

Um relatório anual divulgado pelo Credit Suisse, o CS Gender 3000, de 2014, informa que, de acordo com suas pesquisas, entre os anos de 2005 e 2014, o retorno sobre o patrimônio líquido (ROE) de companhias que tinham, pelo menos uma mulher como membro do conselho, foram em média de 14.1%, contra 11.2% para companhias com conselhos majoritariamente masculinos.

De acordo com o Journal of Financial Economics volume 94, pesquisadores descobriram que conselhos com grandes proporções de diretoras e chefiados por mulheres são menos inclinados a cometer fraudes ou violar regras de segurança e além disso, a presença de apenas uma mulher como membro tende a aumentar a independência de um conselho, melhorando o monitoramento e reduzindo o groupthink (fenômeno psicológico em que as pessoas de um grupo buscam harmonia de pensamento e conformidade, mas acabam atingindo decisões irracionais ou disfuncionais).

No Brasil:

De acordo com os dados divulgados pela B3, no ano passado o número de investidoras aumentou 118%, em contrapartida com os 84,3% referente aos homens. Apesar do crescente número de mulheres investindo, os postos de trabalho no mercado financeiro brasileiro, assim como no resto do mundo, são majoritariamente masculinos. Por isso, elaboramos uma lista com nossas "Fearlesses girls”, algumas líderes de destaque do nosso mercado:

Quem acompanhar:

Cristina Junqueira (@junqueira.cristina).

Co-fundadora e atual CEO do Nubank , Cristina é muito presente em suas redes sociais. Vale a pena maratonar seus destaques, em especial o intitulado "carreira”.

Ana Laura Magalhães (@explicaana)

Ana Laura é sócia da XP Investimentos e fundadora do canal Explica Ana, em que conscientiza seu público sobre investimentos, ajudando-o a entender o mercado financeiro.

Betina Roxo (@betinaroxo)

Betina é economista e estrategista chefe da Rico. Comenta sobre análise, investimentos e vida pessoal no seu instagram "sem o "financês", e com senso de humor, como ela mesma diz, aproxima o mercado financeiro da realidade das pessoas.

Carolina Cavenaghi (@fin4she)

Co-fundadora da plataforma FIN4SHE, que aproxima mulheres e marcas que buscam se conectar com equidade de gênero de forma inspiradora, e colunista da Invest News.

 

Na Bluetrade:

Tamires Barrionuevo (@tamiresbarrionuevo)

Tamires é CFP ® (Certified Financial Planner - um selo de excelência mundial que certifica um especialista), com visão estratégica e conhecimentos de administração de investimentos, gerenciamento de riscos, previdência complementar, planejamento financeiro, fiscal e sucessório. É sócia, assessora de investimentos e líder de squad na Bluetrade de São José do Rio Preto. Atua no mercado financeiro há 15 anos, sendo os últimos 10 anos voltados ao atendimento de clientes de alta renda.

Laís De Souza (@lais_investimentos)

Economista e assessora de investimentos, produz o quadro "Mercado em foco” e é vencedora do prêmio Mulheres que Transformam, da XP Investimentos.

 

Diante dos dados e exemplos citados, a percepção sobre a importância dos índices de diversidade é uma realidade sem volta. As mudanças estão acontecendo aos poucos, mas a comprovação de que a presença da mulher na liderança das empresas provoca resultados positivos, mostra um cenário promissor. Ainda há muito o que fazer para ter um mundo corporativo mais igualitário e diverso, contudo muitas "Garotas sem medo” estão preenchendo as cadeiras nas empresas e no mercado financeiro. O caminho está aberto!

Por: Tamires Barrionuevo

Victoria Raduan






Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!