Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Carlos Alexandre

Empresário, formado em Administração Pública pela Universidade Federal de Ouro Preto


Bye, Dona Hermínia.

Por: Carlos Alexandre
05/05/2021 às 11:15
Empresa | Empreendedorismo

Quando alguma coisa não nos atinge diretamente, a gente leva um tempinho para assimilar.

Isso, sem dúvidas, explica porque ainda tem tanta gente se descuidando na proteção contra o contágio da doença desse século.

Pessoas que vão a festas aos finais de semana, beber e dançar sem máscaras, provavelmente não sentiram ainda, a perda de alguém muito próximo e querido.

O mesmo sentimento também se verifica naqueles que bradam contra o fechamento do comércio e o impedimento do trânsito livre em certos lugares.

Ou é isso, ou então estamos cercados de loucos insensíveis.

Eu perdi familiares e amigos durante a pandemia.  Assim, quando olho para os meus mais próximos, vem o medo de que eu, de algum modo, os possa contaminar e acarretar sua partida precoce, ou no mínimo seu sofrimento. O que faço então?  Me cuido mais.

Longe de desejar essa triste experiência a alguém, qual seja, perder alguém, o que espero sim é que todos se sintam em risco e passem a pensar menos em si mesmos e mais no próximo.

Ontem o Brasil viu ceifado da Terra, um de seus filhos queridos.  O ainda jovem talento Paulo Gustavo, ator, humorista e diretor, protagonista de uma carreira meteórica e que agradava a gregos e troianos.

Por conta de seu sucesso e carisma, muita gente acabou por sentir que perdia nele, alguém "de casa”.  Muitos ficaram sensibilizados com sua partida.

Hoje pela manhã, acompanhando meu pai em sua sessão de quimioterapia, ouvi de uma paciente ao lado a expressão triste de quem afirma ter "perdido alguém da família”.  E logo em seguida, a confirmação dessa minha tese nada científica com a frase: "caramba, esse vírus mata mesmo”.

Com base no episódio me pergunto em que momento isso ainda não estava explícito?  Nem com 400 mil mortos no país ou cerca de 3 mil ao dia a pessoa havia "se tocado”?

Só vejo uma explicação.  É justamente por não ter perdido alguém tão próximo até o momento, que a mulher tinha a impressão de que a COVID era algo distante, que não a atingiria. 

Estamos cercados pela doença.  O entendimento de sua abrangência e letalidade, ou ainda que ela não escolhe classe social, gênero, cor, faixa etária ou credo, é o que pode, quem sabe, alterar a forma como todos estão encarando a pandemia.

Bem alimentado, no melhor da idade, feliz e inteligente, o ator tira de muitos a segurança de que o coronavírus não teria sido feito pra todo mundo.

Mas foi.  E se não mudarmos a forma de agir e pensar, será apenas uma questão de tempo até ele bater às portas das nossas casas.






Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!