Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Geraldo Nunes Silva

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia (1984), doutor pelo Imperial College London (1993) e atualmente é Professor Titular do Departamento de Matemática do IBILCE-UNESP.


O orçamento ideal*

Por: Geraldo Nunes Silva
15/04/2021 às 14:40
Educação Financeira

Vamos analisar qual é o orçamento ideal para atingir seus objetivos!

Se você não leu a coluna anterior clique aqui.

Se você não tem conta bancária ou não quer abrir uma, separe seis envelopes ou potes, o que preferir, hoje existem bancos digitais que além de não cobrarem taxas bancárias têm procedimentos muito práticos e fáceis para abrir conta,  vale a pena conferir.

Seja em conta bancária, em potes ou envelopes, os recebimentos mensais devem ser distribuídos conforme sugestão a seguir: 

1- Conta para despesas de longo prazo: coloque aqui a parte da renda que será destinada para o cumprimento de suas metas, tais como; uma viagem internacional,  uma casa, um carro e etc. Nesta conta, você pode incluir um valor mínimo que poderá ser usado estritamente em emergências, conhecido como Reserva de Emergência.

Reserva de Emergência: é um dinheiro que, como o nome diz, está reservado para emergências. É aconselhável que você tenha pelo menos 6 meses do seu custo de vida investido para emergências. Ou seja, se o seu custo de vida é R$1.000 reais mensais, o ideal é que você tenha R$6.000 nesta reserva. Não deixe de fazer uma reserva, você poderá precisar! 

2- Conta para diversão: o objetivo dessa conta é a sua satisfação, então o dinheiro será só para satisfazer suas extravagâncias e desejos.

          3- Conta da liberdade financeira: coloque aqui a parte do seu orçamento que será destinado a sua liberdade financeira futura. Falaremos sobre essa conta com mais detalhes em breve. 

          4- Conta da instrução: coloque aqui recursos para fomentar a sua EDUCAÇÃO. Lembre-se que quem não estuda não evolui. É crucial separar parte do seu dinheiro para fazer cursos, especializações, comprar livros e etc.

          5- Conta das necessidades básicas: é esse dinheiro que será direcionado para suprir suas necessidades básicas como aluguel, alimentação, energia, água e etc.

          6- Conta das doações: esse dinheiro será exclusivo para doações a famílias carentes, instituições de caridade e outros. Lembre-se que não vivemos em um mundo isolado da sociedade. Se existir algo que você possa fazer para ajudar alguém, faça! 

Com exceção dos recursos na conta de necessidades básicas, o dinheiro deve ser investido para criar fluxos de rendimentos passivos que vão sendo reinvestidos. Quando você se aposentar, passará a usar os rendimentos da conta da liberdade financeira. 

Lembre-se que este é apenas um exemplo de orçamento ideal. Se você tem dívidas, a prioridade é sempre pagá-las, começando sempre com as de juros mais alto. Acompanhe semanalmente nossas dicas vão auxiliá-lo na construção de um futuro melhor que seu presente.

*Colaborou Bruna Barufi






Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!