Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Tamires Barrionuevo

Planejadora Financeira CFP e tem mais de 14 anos de experiência no mercado financeiro. É líder de operações e assessora de investimentos da BlueTrade em São José do Rio Preto.


Mas afinal, o que é o índice IBOVESPA?

Por: Tamires Barrionuevo
31/03/2021 às 15:22
Tamires Barrionuevo

Toda noite vemos nos jornais e na internet as principais notícias do dia e ele está sempre lá : o IBOVESPA – e se ele fechou positivo ou negativo. Mas do que se trata esse índice?

O IBOVESPA, também conhecido como IBOV, é o principal indicador de desempenho da bolsa de valores no Brasil. Ele reúne as empresas mais negociadas na bolsa e é referência para os investidores mundiais.

Atualmente possuímos pouco mais de 400 empresas em negociação na bolsa, mas nem todas fazem parte do índice. Atualmente na composição do IBOV , são consideradas 82 empresas, com pesos diferentes e que atendam aos 3 requisitos:

·         Serem ativos negociados com regularidade: estar entre os ativos elegíveis que, no período de vigência das três carteiras anteriores, em ordem decrescente de Índice de Negociabilidade (IN), representem em conjunto 85% do total desses indicadores. Além disso, terem sido negociados em 95% dos pregões durante o mesmo período;

·         Tenham um volume financeiro relevante: participação de pelo menos 0,1% do volume negociado durante o período de vigência das três carteiras anteriores;

·         Não serem penny stocks, que são ações negociadas a valores menores do que R$1,00.

O índice é revisto a cada quatro meses, quando a B3 reavalia quais empresas podem entrar ou sair do índice e, as que entram, tendem a se valorizar por serem muito mais negociadas a partir de então.

Para o investidor comum, não é possível aplicar no IBOVESPA, mas é possível aplicar em fundos e ETF´s, como o BOVA11, que replicam as 82 ações como um todo sem que se tenha que comprá-las individualmente e fazer as contas do % de cada uma para ter o mesmo retorno do índice.

 

 






Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!