Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Tamires Barrionuevo

Planejadora Financeira CFP e tem mais de 14 anos de experiência no mercado financeiro. É líder de operações e assessora de investimentos da BlueTrade em São José do Rio Preto.


O Perfil do Investidor

Por: Tamires Barrionuevo
01/03/2021 às 14:13
Tamires Barrionuevo

Sempre que o indivíduo começa a pensar em investir, surgem diversas dúvidas sobre como, onde e em que investir.

. Sempre tem um amigo com aquela dica, o tio que no almoço de domingo conta a história de como perderam tudo na época do confisco da poupança ou mesmo aquele parente que caiu no golpe de uma pirâmide financeira, acreditando que ficaria rico do dia para a noite.

O fato é, para investir é necessário conhecer a si mesmo e começar respondendo três perguntas básicas:

Por que investir? Para que se tenha disciplina e constância, é necessário ter foco e saber aonde quer chegar. Seja para comprar um carro, uma casa, fazer aquela viagem ou mesmo garantir a aposentadoria, sem um objetivo em mente é difícil economizar parte do que se ganha.

Por onde investir? Escolher uma Instituição confiável é fundamental para que se tenha segurança e suporte sobre os investimentos.

Como investir? Existem diversos tipos de investimento e o investidor deve optar por aqueles que sejam ideais para seu perfil. Mas como saber seu perfil?

Existem três tipos de investidores: os conservadores, os moderados e os agressivos.

Para determinar qual o perfil de cada um, são levados em conta alguns fatores: a renda, o patrimônio, a idade, o conhecimento de mercado e, principalmente, o tempo que se pretende manter o investimento. Esses fatores em conjunto, indicam o perfil daquele investidor.

Podemos dizer, em outras palavras, que o perfil é traçado de acordo com a tolerância a risco que aquele investidor possui. Afinal, um investidor que quer ganhar acima da média, precisa aplicar em investimentos mais arrojados que trazem um risco também acima da média para alcançar seus objetivos, mesmo que, para isso, ele veja seu patrimônio oscilar durante o período do investimento.

Já o investidor que tem medo de oscilações e não suporta isso em seus investimentos, deve buscar opções que tragam um ganho constante e com poucas variações. Mas terá que se contentar também com um retorno mais baixo.

O perfil do investidor pode mudar ao longo do tempo de acordo com a evolução de seu conhecimento sobre investimentos ou mesmo com as etapas de construção de vida de cada um.  Então, o importante é entender quem você é e aonde quer chegar e dar o primeiro passo para formar uma carteira de investimentos.

 






Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!