Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Geraldo Nunes Silva

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia (1984), doutor pelo Imperial College London (1993) e atualmente é Professor Titular do Departamento de Matemática do IBILCE-UNESP.


Mindset financeiro: início de uma jornada

Por: Geraldo Nunes Silva
17/02/2021 às 11:01
Educação Financeira

Primeiramente, vamos entender o que é mindset.

            Na coluna anterior discutimos como a Educação Financeira torna o cidadão livre e capacitado para melhorar sua qualidade de vida presente e futura. Mas para isso, você precisa entender como o dinheiro funciona e para, se necessário, mudar o seu comportamento. Hoje, começa seu o "mindset financeiro”.

            Primeiramente, vamos entender o que é mindset.

            Mindset é uma expressão inglesa formada pela junção das palavras "mind”, que significa mente, e "set”, que significa configuração. O mindset significa configuração da mente. No primeiro artigo e no presente o leitor encontrará ideias e conceitos chamando-o para estudar e refletir sobre educação financeira, para aplicar em vida, visando a sua prosperidade econômica, financeira, social.  Nas publicações seguintes, estas ideias serão desenvolvidas com mais profundidade.     

            Segundo o Wikipédia, o dinheiro é o meio usado na forma de moedas ou notas, na compra de bens, serviços, força de trabalho e etc. Repare bem que dissemos que o dinheiro é o MEIO usado em uma troca. É imprescindível que esteja bem claro em sua mente que o dinheiro é apenas o MEIO para chegar ao fim que deseja. O dinheiro é a moeda de troca pela sua LIBERDADE!

            Agora vamos entender qual é a sua relação com o dinheiro. Muitos brasileiros têm medo de falar sobre dinheiro,  irônico pensar que alguém tem medo de falar  sobre o  que a faz levantar todos os dias pela manhã e ir trabalhar. E é aí que se encontra a grande questão. Você já parou para refletir o quão duro você trabalha para receber aquele dinheiro no final do mês?

            A questão é diferente, não queremos refletir sobre o que você tem feito com o seu dinheiro. Queremos refletir sobre o que você tem feito  com o fruto do seu trabalho, suor,  esforço e dedicação. A educação financeira vai muito além do que simplesmente te ensinar a lidar com o seu dinheiro, ela ensina a lidar consigo mesmo e com seus esforços diários. A intenção desta coluna é fazer com que você chegue a um  patamar em que seu dinheiro trabalhe por você e que possa simplesmente usufruir dele, não ao contrário. Isto significa romper o ciclo gerado pelo medo e a ganância que faz a pessoa trabalhar apenas para sobrevivência.

Como este ciclo é gerado? O medo de não conseguir pagar as contas faz a pessoa trabalhar duro para  receber o salário como recompensa no fim mês, pois assim poderá pagar as contas. A ganância a faz antecipar compras de bens a prazo e  por consequência vem as dívidas. Aí o medo a faz  trabalhar e o ciclo se perpetua. A bem da verdade, a pessoa passa a viver em função do dinheiro e este passa a controlar a vida.  Vivenciando este ciclo, sem consciência dele,  as pessoas envelhecem e não conseguem manter-se financeiramente, ficando dependentes do estado, de familiares ou amigos.

Um estudo mais aprofundado da educação financeira pode definitivamente ajudar a alterar a forma de pensar daqueles que vivenciam este ciclo levando-os a rompê-lo.  Isto exige uma mudança completa de hábitos, i.e., um novo mindset.  Estas pessoas, ao romperem o ciclo do medo e da ganância, podem atingir o primeiro objetivo que é  passar de endividado a investidor.

Alcançado o primeiro objetivo, vem o segundo e mais importante: atingir um  patamar, ao longo dos anos, de poder viver apenas de sua renda passiva, aquela em que os seus investimentos são suficientes para garantir, com segurança, a sua sobrevivência e a realização de seus projetos de vida.  

Para  ajudar na construção do seu sucesso financeiro, o consumo consciente é a primeira dica. 

                        Nas  colunas seguintes vamos falar um pouco mais sobre mudança de comportamentos e hábitos e consumo consciente. Acompanhe semanalmente nossas dicas para construir um futuro  melhor que seu presente!

 

*Colaborou Bruna Barufi.






Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!