Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Tamires Barrionuevo

Planejadora Financeira CFP e tem mais de 14 anos de experiência no mercado financeiro. É líder de operações e assessora de investimentos da BlueTrade em São José do Rio Preto.


A importância do conhecimento financeiro na hora de investir

Por: Tamires Barrionuevo
11/02/2021 às 09:44
Tamires Barrionuevo

Quanto mais conhecimento sobre o assunto você tiver, mais confiança, discernimento e sabedoria terá para buscar melhores e mais rentáveis alternativas

Atualmente, o tema investimentos se tornou popular em rodas de amigos e almoços de domingo em família. Há mais informações do que nunca sobre finanças pessoais e todos os tópicos de investimentos imagináveis, de blogs a canais do YouTube especializados no assunto, de especialistas a leigos.

Primeiramente a "boa" notícia é que você não está tão sozinho assim no desconhecimento sobre investimentos financeiros. De acordo com pesquisa anual da ANBIMA, mesmo com todo o conteúdo disponível sobre finanças pessoais disponíveis na internet, menos da metade dos brasileiros (44%) tinha algum saldo de investimento em 2019. Dos que possuem, 84% investiram na caderneta de poupança que hoje em dia perde para a inflação e tem ganho real negativo.

Apesar do número ter triplicado nos últimos 12 meses, pouco mais de 1% da população possui investimentos na Bolsa de Valores. Para termos noção, em economias maduras, como os Estados Unidos, mais da metade da população investe em Bolsa.

Uma diferenciação tem que ser feita: guardar recursos é diferente de investir. O primeiro é apenas postergação de consumo, enquanto o segundo tem o objetivo de enriquecimento - o famoso fazer o dinheiro trabalhar por você. Clichês à parte, o fato é que quanto mais conhecimento sobre o assunto você tiver, mais confiança, discernimento e sabedoria terá para buscar melhores e mais rentáveis alternativas.

No meio de tanta informação, apesar de oportunistas com promessas de rentabilidades irreais garantidas, existem profissionais e instituições sérias. 

Uma forma de adquirir conhecimento, que é demonstrada pela pesquisa e que agrada bastante o brasileiro, é buscar um profissional da área que ajude na coleta de informações e na tomada de decisão dos investidores. O portal Como Investir da ANBIMA, o site B3 Educação e o  www.investimentosblue.com.br são plataformas confiáveis para quem quer dar o pontapé inicial em sua educação financeira.

Só é possível começar a investir sem medo entendendo seu perfil de investidor e os produtos disponíveis para cada um desses perfis. 
 
*Com a contribuição de Eliseu Hernandez D’Oliveira, head de renda fixa da BlueTrade






Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!