Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Rodrigo Vera Cleto Gomes

Formado e pós-graduado em Direito Processual Civil, especialista em contratos públicos e direito digital. É membro da ANPPD – Associação Nacional dos Profissionais de Proteção de Dados e Data Protecti


Lei de Proteção de Dados: conexões mais seguras e transparentes

Por: Rodrigo Vera Cleto Gomes
08/02/2021 às 16:09
Rodrigo Vera Cleto Gomes

Na era da transformação digital inúmeros algoritmos são compilados com uma única finalidade: capturar dados

Mensagens com letras quase ilegíveis e termos de aceite longos e incompreensíveis estão com os dias contados com a entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que estabelece diretrizes quanto à coleta, tratamento e compartilhamento de dados.

Não é à toa que a LGPD tem tirado o sossego de empresários e dos profissionais dos departamentos de tecnologia e jurídico. Além dos novos processos que precisam ser implementados, a multa para quem não estiver em conformidade pode chegar a R$ 50 milhões.

Há quem diga que dados pessoais são o novo petróleo. Essa analogia faz sentido. Na era da transformação digital inúmeros algoritmos são compilados com uma única finalidade: capturar dados. Essa valiosa informação permite que empresas construam a jornada de compra de seus clientes, ofertem produtos e promoções personalizadas e conheçam cada vez mais as preferências de seu público.

Isso tudo tem um preço e ele pode sair muito caro quando a LGPD não é observada. A lei não impede que os dados sejam coletados, mas é preciso que haja consentimento e clareza no uso dessas informações, tanto do público externo quanto de fornecedores e colaboradores de uma organização.

A tecnologia é uma grande aliada no processo de captação e armazenagem desses dados, além de um importante fator competitivo.
Atualmente há softwares que permitem automatizar os processos de tratamento dos dados. Isso amplia a segurança das empresas, clientes, fornecedores e colaboradores e permite o cumprimento da LGPD.

Se a sua empresa ainda não se atentou a nova legislação, é preciso agilidade nesse processo. É preciso readequar processos, metodologias e rever os softwares utilizados atualmente. Caso eles não estejam em conformidade com a nova legislação, os problemas são certos.

Outra questão importante. A adequação às normas de proteção de dados virou fator decisivo inclusive em disputas comerciais. Além de agregar valor de mercado para as empresas, a LGPD aumenta a segurança nas relações, que passam a ser mais seguras e transparentes.






Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!