Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Denise Tremura

Escritora e influencer digital


O novo mundo das redes sociais

Por: Denise Tremura
21/08/2019 às 11:10
Denise Tremura

As redes sociais atualmente estão presentes no dia a dia da maioria das pessoas. Da forma que as conhecemos, Twitter, Facebook, Instagram e até mesmo o finado Orkut, são uma novidade, sobretudo para quem tem mais de 30 anos. 

Crescemos em um mundo analógico e acompanhamos o processo de transformação para um mundo digital e conectado. Jovens de hoje nunca vão saber o que é ir ao shopping sábado à tarde para procurar seus pares ou ir à matinê do clube no domingo pra conhecer gente nova. 

Sim, redes sociais sempre existiram e fazem parte da história da civilização humana. As pessoas sempre buscaram pretextos pra se reunir, encontrar os amigos, desde as antigas tavernas até os cyber cafés que vimos surgir e desaparecer (afinal, hoje todo mundo tem um computador portátil no celular e não precisa mais frequentar um lugar pra usar a internet).

No século retrasado, as pessoas se reuniam para ouvir alguém ler os capítulos de um livro e depois da leitura interagiam entre si, formando os famosos saraus literários que vemos nos romances antigos. Havia também reuniões para ouvir uma dama ou um jovem tocar piano em saraus musicais, e junto com a missa de domingo e bailes de danças circulares, formavam algumas das redes sociais remotas. O ser humano é um ser social e vem aperfeiçoando formas de comunicação desde que se reunia em torno de uma fogueira para trocar experiências de caça e agricultura, até os tempos atuais em que usamos nossas plataformas digitais para encontrar e reencontrar pessoas, consumir e produzir conteúdo e até discutir (e brigar por causa de) política. 

Ainda hoje é possível encontrar pessoas que se corresponderam com alguém por carta enviada pelo correio, mas somos poucos. Esse tipo de mudança é irreversível; por mais romântico e lindo que seja receber uma missiva em envelope entregue por mensageiro, isso não é prático e a cartinha feita à mão cedeu definitivamente seu espaço ao e-mail. E a transformação é tão rápida e avassaladora que mesmo o e-mail quase não é usado para "contar as novidades” já que as novidades estão ali, expostas no Instagram e Facebook. Sem contar a agilidade do whats pra transmitir recados. Não faz sentido você esperar dias por uma informação sendo que ela está ali, a alguns bytes de distância. Podemos afirmar, com certeza, que o mundo como conhecemos nunca mais será o mesmo.

Este momento específico da História em que vivemos provavelmente será conhecido no futuro como REVOLUÇÃO DA COMUNICAÇÃO, que veio logo após a REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA e nós, seres humanos híbridos entre analógicos e digitais, tivemos o privilégio de testemunhar a transformação profunda que o mundo sofreu em sua forma de se comunicar.






Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!