Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Fabiano Latham

Jornalista e escritor, autor dos livros “Aprendendo com os Mestres” e “Agora Vai”.


Nem tudo é como a gente quer...

Por: Fabiano Latham
03/03/2020 às 08:17
Fabiano Latham

É difícil aceitar. A gente reluta, a gente tenta controlar, manipular, persuadir e nisso gastamos rios de energia... Mas a verdade é uma só: nem tudo é como a gente quer. O outro não é como a gente quer, o chefe não é como a gente quer, o governo não é como a gente quer, o "sistema” não é como a gente quer. Nem nós mesmos somos do jeitinho que projetamos em nossa mente. 

Quando amadurecemos de verdade (e isso pode ser bem custoso e demorar um bocado) percebemos que o mundo não é tão "comercial de margarina” como já pintaram para a gente. A vida é como é: recheada de momentos bons e outros bem ruins, alegrias e tristezas, saúde e perrengues, dinheiro no bolso num dia e no outro conta negativa no banco, amores sinceros e desafetos ferrenhos.

Os governos, a publicidade, as religiões e até aquele nosso vizinho mais despretensioso insistem em nos vender um mundo perfeitinho que não existe na realidade. A vida não é justa e é difícil aceitar isso. Mas tudo bem, o mundo não foi feito para nos servir e sim nós que lutamos para nos encaixar nele.

 

Não caro leitor, este texto não é para desencorajá-lo ou colocá-lo para baixo. O que proponho é uma reflexão um pouco mais profunda sobre nossas expectativas e a realidade dos fatos. Demorou muito tempo para cair minha ficha de que "nem tudo é como a gente quer”. Primeiro sonhamos, depois trabalhamos (e muito), planejamos e projetamos. Vamos à luta, gastamos nosso capital de humanidade nos mais diversos projetos, causas e ações e, de repente, "boom!”: percebemos que é preciso reajustar as expectativas, reconhecer limitações, valorizar o que antes passava batido e aí sim começamos a viver numa atmosfera mais real, e não aquela paralela que construímos e ao mesmo tempo nos alimenta nas redes virtuais.

 

Nos últimos tempos tenho vivido uma experiência de observação profunda dos comportamentos, movimentos, acontecimentos e da maneira como respondemos aos mais diversos desafios da vida humana. Estou de fato muito satisfeito com as novas janelas de pensamento e interpretação que estão se abrindo para mim por meio desse exercício.

Nem tudo é do jeito que a gente quer. Em alguns momentos pode ser até muito melhor do que a gente queria. O que não dá certo agora encontra explicação no futuro. O que não funciona hoje tem um sentido maior lá na frente. A vida é sábia, o Universo é perfeito. Ainda bem que nem tudo é como a gente quer, pois muitas vezes queremos coisas que a princípio parecem ser boas e essenciais, mas que tempos depois percebemos que não passava de bobagem que nada iria nos agregar.

 

Que continuemos a sonhar, planejar, projetar e esperar. Mas que também saibamos lidar com as reviravoltas que a vida dá e aceitar que é preciso deixar espaço para o inesperado acontecer. Tudo pode ser bem melhor que achamos que pudesse ser. Mas para isso precisamos nos preparar. Isso dá trabalho, mas vale muito a pena!

 

FORÇA SEMPRE! 






Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!