Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Janaina Targas Albuquerque

Psicóloga, empresária e ativista de movimentos de direita


Movimentos Sociais

Por: Janaina Targas Albuquerque
20/02/2020 às 08:28
Janaina Targas Albuquerque

A importância da participação da sociedade civil, com a presença dos movimentos sociais é uma constante na história política do país, mas ela é cheia de ciclos, com fluxos ascendentes e refluxos. E esse campo de força sociopolítico e o reconhecimento de que suas ações impulsionam mudanças sociais diversas. 

Adentrando em novas esferas públicas, a exemplo dos conselhos e conferências nacionais, e o surgimento de novos formatos deste "novo associativismo”, que trabalha agora essencialmente em rede. O Estado transformou suas relações com a sociedade civil organizada, impulsionando políticas públicas participativas.

E neste cenário novo e desafiador, além de um tanto contraditório no qual convivem entidades que buscam a mera integração dos excluídos por meio da participação comunitária em políticas sociais exclusivamente compensatórias com entidades, redes e fóruns sociais que buscam a transformação social por meio da mudança do modelo de desenvolvimento, inspirados num novo modelo civilizatório onde a cidadania, a ética, a justiça e a igualdade social sejam imperativos, prioritários e inegociáveis. 

Há muitos desafios a serem enfrentados, como meta geral os movimentos sociais, buscam alterar a cultura política de nossa sociedade (civil e política) ainda fortemente marcada pelo clientelismo, fisiologismo e por diversas formas de corrupção. E reestruturar a cultura administrativa de nossos órgãos públicos ainda estruturados sobre os pilares da burocracia e do corporativismo. 

Com a meta de contribuir para o fortalecimento de uma cultura cidadã que respeite os direitos e deveres dos indivíduos e coletividades. É com essa difícil missão que alguns movimentos sociais buscam a melhorias sociais, econômicas e políticas no Brasil, de maneira sustentável em todos os campos de atividade humana, e preservá-las de forma que cada brasileiro tenha sempre liberdade e garantias do Estado para a sua realização como Ser Humano completo, em busca de sua própria Felicidade!






Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!