Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.



Heitor Mazzoco

Jornalista


Lula está inelegível

Por: Heitor Mazzoco
21/12/2019 às 10:48
Heitor Mazzoco

Aceitem. Lula foi condenado em segunda instância em duas ações.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está inelegível. Aceitem. Lula foi condenado em segunda instância em duas ações. A primeira, que é considerada a mais polêmica, no caso do triplex em Guarujá. Nesta, Lula já fora condenado até no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e, o próximo passo, é o Supremo Tribunal Federal (STF).

Na ação do sítio de Atibaia, nova derrota em segunda instância. Nesta, condenado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) a 17 anos e um mês de prisão.

A ilegibilidade ocorre, curiosamente, por uma lei sancionada em 2010, quando o petista ainda era presidente da República: a lei da Ficha Limpa. Popularmente quem é condenado com base na lei é chamado de "ficha suja”. É isso, portanto, que Lula é.

Neste momento, ao invés de pensar em candidatura, deveria se preocupar em provar ser inocente, o que aparentemente está difícil para o petista. Quando o Ministério Público Federal apresenta provas, Lula, seus advogados e sua militância afirmam que não são provas. Penso que o correto seria apresentar contraprovas, coisa que nunca fizeram. Jogaram para o campo das provocações, ofensas e, pasmem, acusações.

Lula está livre por causa da reviravolta do STF no entendimento que, agora, exige trânsito em julgado para cumprimento de penas – o que não é errado.
O próximo passo, no entanto, da trupe petista é conseguir fazer Lula candidato. Há quem defenda uma candidatura no próximo ano, uma espécie de teste para 2022. Ou seja, candidatura sem nenhuma visão de gestão pública em prol da sociedade. Apenas politicagem.

E esta politicagem de aliados do petista continuará para o condenado na Lava Jato ter caminho livre para a eleição presidencial.

A tática petista já é velha conhecida. As leis duras valem para os outros, não para eles. A ficha limpa deve continuar e, caso seja modificada, ser mais dura contra antirrepublicanos.






Anunciar no Portal DLNews

Seu contato é muito importante para nós! Assim que recebemos seus dados cadastrais entraremos em contato o mais rápido possível!